Cerca de 100 expositores comercializam produtos entre verduras, frutas, macaxeira, feijão, milho e até ovinos e caprinos
O governador Teotonio Vilela Filho visitou, nesta quinta-feira (13), a 18ª edição da Feira Camponesa, na Praça da Faculdade, tomou café da manhã com os agricultores e reforçou o compromisso do Estado com a pequena produção. Cerca de 100 expositores distribuídos em 70 barracas comercializam produtos entre verduras, frutas, macaxeira, feijão, milho e até ovinos e caprinos.
O coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, destacou que as ações contam com o apoio do Governo do Estado e a feira movimenta a economia nos municípios, além de gerar renda para a agricultura familiar.
“Esse apoio do Governo é o que consolida essa e outras ações. Estamos juntos nesse projeto de melhorar a vida dos pequenos agricultores, não conseguiríamos sem o apoio do Estado. Teotonio Vilela está marcando presença em mais uma edição da feira; ele foi, sem dúvida, o governador que mais participou das nossas atividades”, afirmou o coordenador.
Entre as ações que promovem a agricultura familiar, estão a assistência técnica, a distribuição de sementes no período adequado e a abertura de crédito por meio de parcerias com instituições financeiras. “A feira é só mais uma ação, entre tantas já realizadas para apoiar o pequeno produtor. Desde o início dessa gestão, o Estado vem dando atenção à agricultura familiar. Nós acreditamos que esse trabalho contribui para o desenvolvimento do Estado, gera renda para aqueles que gostam de plantar, além de manter o homem no campo, ou seja, no lugar onde ele realmente quer estar, perto da sua terra”, enfatizou o governador.
Teotonio Vilela também ressaltou que a Feira Camponesa é uma ação exemplar já que oportuniza a valorização dos produtos oriundos da pequena agricultura. “É uma forma de apresentá-los à população e esta, por sua vez, usufrui de um produto com qualidade, sem agrotóxico. É uma interação saudável entre a comunidade rural e urbana”, argumentou o governador.
