×

Cultura

Governador recebe cineasta que faz documentário sobre Graciliano Ramos

O governador Teotonio Vilela recebeu o cineasta Sylvio Back está em Alagoas, onde filma documentário sobre o escritor Graciliano Ramos

O governador Teotonio Vilela Filho recebeu, na tarde desta quarta-feira (23), em seu gabinete no Palácio República dos Palmares, o cineasta Sylvio Back. Ele está produzindo um documentário sobre a vida e obra do escritor alagoano Graciliano Ramos.

Back está realizando uma série de entrevistas e filmagens em locações que fizeram parte da vida de um dos maiores romancistas da literatura nacional. Sylvio Back veio agradecer ao governador Teotonio Vilela Filho o apoio logístico cedido pelo Estado para a promoção do longa-metragem.

De acordo com o cineasta, o documentário tem entre 75 e 80 minutos e refaz a trajetória do “Mestre Graça” até o seu apogeu literário. Amante de sua produção literária, o governador elogiou e também agradeceu a homenagem ao maior escritor alagoano. “Este registro é extremamente importante para ressaltar a marca de Graciliano na cultura literária alagoana. O documentário vem se somar à obra perpétua do ‘Mestre Graça'”, salientou o governador.

Estudioso da obra de Graciliano Ramos há 30 anos, Back afirmou ainda que já dispõe de um roteiro para filmar “Angústia”, uma das maiores obras do escritor alagoano.

Clássico

A literatura do mestre também inspirou outras produções. A maior obra de Graciliano Ramos – Vidas Secas – virou filme em 1963, dirigido por Nelson Pereira dos Santos. A versão cinematográfica do livro foi o único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca. Assim como foi indicado à Palma de Ouro daquele ano e ganhou como melhor filme do Festival de Gênova (1965). Também de Nelson Pereira dos Santos, Memórias do Cárcere, de 1984, ganhou destaque como drama biográfico adaptado do livro homônimo de Graciliano Ramos.