Os forrozeiros de Estância se despediram de mais uma edição dos festejos juninos na noite desta terça-feira, 29. No forródromo do município, localizado a 68 km de Aracaju, a banda Calcinha Preta foi a grande atração da festa, que atraiu mais de 40 mil pessoas. Em meio ao público estava o governador Marcelo Déda, que optou por passar o último dia do período festivo num dos maiores e mais tradicionais eventos realizados em Sergipe no decorrer do mês de junho.
“Fizemos a opção de participar na cidade de Estância do ultimo dia do ciclo junino em Sergipe neste ano. Com a nossa presença, queremos trazer o carinho de todo o Estado de Sergipe para o povo estanciano, que realiza uma festa tão cheia de cultura, de tradição, e uma festa que é marca do estado de Sergipe em todo o Brasil”, ressaltou o governador.
Na oportunidade, Déda lembrou também que o Governo do Estado tem feito um esforço significativo para que os municípios sergipanos mantenham a tradição de realizar grandes comemorações juninas. “Tomamos a decisão de estimular o resgate das festas juninas do interior do estado, sobretudo daquelas festas mais tradicionais como é o caso de Estância. De lá para cá, todo São João o Governo tem sido parceiro das prefeituras”, complementou.
Outro ponto destacado pelo governador foi a singularidade do São João estanciano. “Tem coisas que só têm em Estância. O barco de fogo, por exemplo, é uma das mais belas manifestações juninas do Brasil. Nasceu em Estância e é marca dos festejos juninos desta cidade. A guerra de buscapés, as brincadeiras que são feitas com os fogos de artifício, os grupos folclóricos, a própria participação da comunidade dá um sabor especial a essa festa, que é uma das mais importantes do Nordeste e sem dúvida alguma uma das mais tradicionais de Sergipe”, concluiu Déda.
Ao lado do governador, durante a festa, estava o prefeito de Estância, Ivan Leite, que classificou como imprescindível o apoio do Governo na organização do evento. “É imprescindível trabalharmos em conjunto, trabalharmos em união. A parceria com o Governo do Estado este ano foi muito importante e estamos contentes que ela esteja acontecendo porque a valorização do turismo através das festas juninas é algo que alavanca os empregos”, observou o prefeito.