×

Sergipe

Governador prestigia lançamento do livro de crônicas do imortal

O governador e o imortal Artur Oscar Déda

O governador Marcelo Déda prestigiou na noite desta sexta-feira, 20, o lançamento do livro “Histórias de Vários Tempos – fatos e pessoas”, do desembargador aposentado e membro da Academia Sergipana de Letras, Artur Oscar de Oliveira Déda. O lançamento da obra, que contou com o apoio do Instituto Banese, teve como palco o Museu da Gente Sergipana.

O livro, o primeiro de crônicas do autor, reúne 80 textos de temas diversos, sobretudo, memórias. A publicação está dividida em cinco partes: “Várias Histórias”, “Outros Fatos e Pessoas”, “Pessoas e Fatos”, “Viagens” e “Matéria Vária”. Os textos reunidos foram veiculados no Jornal da Cidade, de Aracaju, entre os anos 2009 e 2011.

Para Marcelo Déda, o lançamento da obra é um belo momento para a cultura sergipana, que presencia o imortal, que também é seu tio, voltando a contribuir com a vida cultural do estado. “Eu sou suspeito para falar de um tio, de um irmão da minha mãe. Mas, acredito que o estado de Sergipe conhece o talento, o valor intelectual, a trajetória profissional do cidadão Artur Oscar de Oliveira Déda. Para nossa família ele sempre foi uma referência; de cultura, estudo, seriedade, ética, respeito à sociedade, amor pelo estado e dedicação ao Brasil. Durante sua vida, como juiz, construiu uma referência, que até hoje é lembrada em toda comunidade jurídica. Agora, na sua aposentadoria, deixou fluir, ainda mais, o seu lado intelectual, produzindo crônicas que relatam, não apenas a sua memória, mas também as suas observações sobre a atualidade”, ressaltou o governador.

De acordo com o autor, a obra, fruto da insistência de amigos – dentre eles o superintendente do Instituto Banese, Ézio Déda -, traz um pouco das suas experiências de vida, além das lembranças de situações ao lado de pessoas queridas. “Este livro não nasceu de uma iniciativa própria, e sim, do apelo de alguns amigos. Resisti, mas resolvi publicá-lo, muito pelo apoio e incentivo de Ézio Déda. Foram textos que escrevi sobre assuntos diversos, publicados semanalmente, durante dois anos, para o Jornal da Cidade. Em alguns destaco pessoas como o professor José Amado Nascimento ou Laurindo Alves Campos, ou pessoas de Simão Dias”, relatou Artur Déda.

Na noite de autógrafos, o livro foi distribuído gratuitamente. Após o lançamento poderá ser adquirido nas principais livrarias do estado. Toda a renda oriunda da venda dos exemplares será destinada à Academia Sergipana de Letras.

O autor

Natural de Simão Dias, filho do escritor Carvalho Déda, Artur Déda é conhecido como grande civilista e doutrinador do Direito Civil e da Família. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sergipe, futura UFS, da qual também foi professor.

Na carreira jurídica, atuou como promotor público substituto na comarca de Aquidabã; juiz de Direito das Comarcas de Riachão do Dantas (1961), Maruim (1964), Estância (1968) e da 3ª Vara Cível da Comarca de Aracaju; e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE), onde ocupou o cargo de corregedor geral da Justiça (1977/79), presidente do TJ/SE (1979-81) e do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (1984/85), e de primeiro diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Sergipe. Aposentou-se em 2002.

Ocupante da cadeira nº 28 da Academia Sergipana de Letras, Artur Déda em sua trajetória pelas letras publicou artigos e ensaios em revistas jurídicas especializadas e escreveu três livros jurídicos: “A reparação dos Danos Morais”, “Alienação Fiduciária em Garantia” e “A Prova no Processo Civil”. Simultaneamente, publicou, ao longo dos anos, poesias e artigos em jornais.