O governador Teotonio Vilela inaugurou nesta sexta-feira (22) posto de atendimento do Procon no município de Penedo. Ele também participou da inauguração do novo prédio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) da cidade. O centro funcionava de forma inadequada, no mesmo prédio do Conselho Tutelar. A partir de agora, o Creas funcionará no antigo prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
De acordo com o prefeito Alexandre Toledo, o mais importante é oferecer conforto aos usuários e prestadores de serviços, dando estrutura que se enquadre aos padrões exigidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social. “As pessoas necessitadas dificilmente encontram lugares como esses para serem atendidas, com muita dignidade e respeito”, disse Toledo.
O governador Teotonio Vilela relembrou a ex-deputada Ceci Cunha pelo seu trabalho na cidade de Penedo e destacou as parcerias feitas com os prefeitos de todos o municípios alagoanos. “Essa inauguração é mais um componente da presença do Estado em defesa da cidadania. Essa é uma sede aparelhada, onde as minorias da sociedade terão um amparo. Desta forma, as políticas públicas chegarão à população”, disse o governador.

A sede do Creas passou por reformas e foi adequado para receber melhor as famílias penedenses. Para a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Solange Jurema, o novo prédio vai melhorar o atendimento, o acolhimento e a acessibilidade da população. “Esse é o novo caminho para melhorar a assistência social no Estado. Tratando pobres como seres humanos e oferecendo a eles o que têm direito”, afirmou a secretária.
O Centro Especializado tem como objetivo assegurar a proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência, visando sua integridade física, mental e social; fortalecer as redes sociais de apoio da família; processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades; reparação de danos e da incidência de violação de direitos; prevenir a reincidência de violações de direitos.
O novo espaço oferece um acompanhamento técnico especializado, desenvolvido por uma equipe composta por psicólogo, assistente social, pedagogo, advogado e educadores sociais.
A solenidade contou ainda com a presença dos deputados federais Antonio Carlos Chamariz e Givaldo Carimbão; do diretor-geral do Procon, Rodrigo Cunha; do superintendente da Codevasf, Antônio Nelson; e do promotor de Justiça, José Alves.
