O governador Teotonio Vilela ressaltou a importância da criação do Plano Estadual de Cultura, lançado na noite desta quinta-feira (29), durante a Conferência Estadual de Cultura, que estabelece, por decreto, as políticas públicas para o setor cultural alagoano.
“Pela primeira vez no Estado, o setor cultural será contemplado com um plano estadual de cultura. O plano vai garantir o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura e apoio e incentivo à valorização e à difusão das manifestações culturais”, assinalou o governador.
A íntegra do Decreto 27.736 que institui o plano foi publicada nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial do Estado. Para chegar até o formato final, a Secretaria da Cultura realizou um diagnóstico, que estabeleceu os princípios, objetivos, diretrizes, estratégias, metas, fontes de financiamento e indicadores de resultados.
“O Plano vai assegurar o papel regulador, indutor e fomentador do Estado, afirmando sua missão de valorizar, reconhecer, promover e preservar a diversidade cultural existente em Alagoas”, disse o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas.
Para o governador Teotonio Vilela, o Plano Estadual de Cultura vem coroar a fortalecer os grandes investimentos que o governo de Alagoas vem realizando desde 2007.
“Entre os investimentos na cultura desde que assumimos, está a reforma do maior templo cultural de Alagoas, o Teatro Deodoro. Em 2010, nas comemorações dos 100 anos do teatro, entregamos uma das maiores obras de reforma já realizadas no teatro, com investimentos de mais de 2 milhões de reais”.
Ele também lembrou também o Complexo Cultural Teatro Deodoro, que está sendo construído no terreno vizinho e abrigará espaços estratégicos para acomodar uma galeria de arte e os corpos permanentes da Orquestra de Câmara, de Baile e da companhia de Teatro. As obras estão em pleno andamento.
“Nosso principal objetivo é impulsionar a cultura das artes e ampliar a democratização do consumo e da produção artístico-cultural para a comunidade alagoana, principalmente a de maior vulnerabilidade socioeconômica”, afirmou o governador.
Prêmio Audiovisual
Vilela também anunciou a autorização para a Secretaria da Cultura lançar o 3º Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas que vai contemplar os curtas-metragens vencedores com prêmio de R$ 30 mil.
“Também estarei encaminhando à Assembleia Legislativa o projeto de lei que vai viabilizar recursos adicionais para o Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais, e, consequentemente, a possibilidade de ampliar o fomento à cultura alagoana”, disse Teotonio, ressaltando as importantes parcerias com o Ministério da Cultura.
O governador lembrou que na, semana passada, fez visitas de inspeções de obras de reforma e ampliação que representam o Patrimônio Histórico Cultural e Artístico alagoano, e conferiu de perto a evolução das obras da Biblioteca Pública Estadual e do Arcebispado, realizadas por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e que estão em fase de finalização e até o final do ano devem ser entregues à população.
Os investimentos na restauração já ultrapassaram os R$ 3 milhões, em uma parceria com o Ministério da Cultura e recursos próprios. Entre outros prédios históricos com obras concluídas de restauração e reforma – ou com obras em andamento – estão também a Catedral Metropolitana de Maceió, a Catedral Diocesana de Penedo, o Museu da Imagem e do Som.