×

Alagoas

Governador incentiva a cultura de paz nas escolas

O governador Teotonio Vilela Filho participou, nesta quinta-feira (22), do Encontro de Formação Continuada do Programa de Educação para a Paz nas Escolas, defendendo o trabalho preventivo na formação de novos adultos. O evento ocorreu no auditório do Hotel Maceió Atlantic, reunindo educadores de 16 municípios alagoanos que abraçaram a implantação da cultura de paz nas escolas públicas municipais.

“Vamos sim investir em segurança, em combate ao crime, mas também vamos investir na educação voltada para a promoção da paz; investir em um futuro onde a violência não prevaleça”, disse o governador.

O projeto propõe a transformação da educação de crianças e adolescentes por meio de ensinamentos sobre a paz para a formação do caráter. O secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico, disse que o projeto atingiu 18 mil alunos e contou com a formação de 900 professores. Nas salas, as crianças aprendem como lidar com situações agressivas, de conflitos, bem como controlar suas emoções. “Do mesmo jeito que eles aprendem sobre a violência, eles podem aprender sobre a paz”, frisou Jardel.

O governador fez referência ao trabalho dos professores, quando considerou ser “o mais importante de todos”. Teotonio Vilela disse que a ideia é sistematizar, organizar um trabalho dos educadores que já existe. “Os professores precisam do apoio do Estado, do município e da União para fortalecer a cultura de paz. São eles que estão perto das crianças, eles que ouvem e que dão uma palavra de apoio. Juntos, formaremos adultos tolerantes e com caráter”, salientou. “Somos pioneiros de um projeto que dará uma grande contribuição no futuro”, acrescentou o governador.

Na solenidade, a professora de Santana do Ipanema, Maria das Graças, relatou sua experiência com o projeto de cultura de paz nas escolas. “Recebi mães que disseram ter sido repreendidas pelos próprios filhos quando agiam com violência em casa. Me orgulho de ter mostrado a minha turminha a importância de vivermos em paz; esse projeto mudou a vida das nossas crianças”, contou.

Inicialmente, aderiram ao Programa, os municípios de Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Minador do Negrão, Boca da Mata, Feira Grande, Penedo, Igreja Nova, União dos Palmares, Santa Luzia do Norte, Rio Largo, Marechal Deodoro, Maceió (Conjunto Carminha), Satuba, Pilar, Coqueiro Seco e Roteiro. Segundo Jardel, a parceria deve se estender para os demais municípios nos próximos três anos.