O governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, nesta segunda-feira (26), a Delegacia de Roubos da Capital, localizada no bairro do Tabuleiro, onde funcionava o 5º Distrito. O governador defendeu o apoio a todos os setores da segurança pública e disse que a nova especializada é mais uma demonstração do esforço do Governo do Estado para atender a comunidade.
A delegacia ficará sob o comando do delegado Mario Jorge Barros com uma equipe de 20 agentes e dois escrivães. “A prioridade absoluta é a Defesa Social. Equipamos a polícia, compramos viaturas, implantamos as bases comunitárias, convocamos o pessoal da reserva técnica, enfim, tudo tem sido feito com o propósito de proteger as famílias, atender as comunidades, que é o nosso dever”, destacou. Teotonio lembrou que o problema da violência atinge todo o País e é assunto discutido por todos os governos.
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, defendeu o resgate das delegacias especializadas, já que a repressão qualificada é mais eficaz. Barenco também falou sobre a nova política de Estado adotada pelo governo. “A determinação do governador é que sejam apurados os crimes de qualquer natureza sem nenhuma influência política”, disse.
O secretário de Estado da Defesa Social, Coronel Dário Cesar, destacou a importância da nova delegacia visto que as pessoas adquirem mais referência. “Com a delegacia especializada fica mais fácil para a população denunciar as situações de roubo”, argumentou.
O secretário ressaltou os avanços já alcançados na segurança pública no que se refere ao apoio à população, citando a Ronda Cidadã que, a partir da próxima semana, será implantada em mais sete áreas na capital. “A polícia de hoje interage com o cidadão e previne o crime. Vamos aumentar o que tem dado certo. O projeto das bases comunitárias tem nos mostrado o quanto é importante a polícia trabalhar junto com o cidadão comum, por isso apostamos nesse novo modelo de gestão”, afirmou o secretário.
