O governador Teotonio Vilela Filho, assinou, nesta sexta-feira (21), no Palácio Marechal Floriano Peixoto, um acordo de cooperação técnica com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O termo prevê a parceria entre o Governo do Estado e a Previdência para compartilhar informações sobre a ocupação de cargos simultâneos e o acúmulo de aposentadoria pelo Governo do Estado e pelo Regime Geral da Previdência Social.
Na solenidade, Garibaldi Alves informou que o acordo é um esforço para que cada Estado consiga ter o seu fundo previdenciário, quando defendeu a sustentabilidade da previdência no Brasil. “É importante dar condições aos estados e municípios para que possam fortalecer e ter seu próprio regime; evitando fraudes estaremos utilizando melhor o dinheiro que poderá ser investido em setores como Saúde, Segurança e Educação”, explicou o ministro.
Para o governador, a reestruturação da previdência social é fundamental para a organização de Alagoas. Teotonio Vilela falou da satisfação de receber Garibaldi e agradeceu o apoio. “Essa ação conjunta com o governo federal só engrandece nossos trabalhos em Alagoas. É importante compartilhar informações para uma melhor fiscalização já que isso traz prejuízos para a sociedade”, argumentou.
A visita do Ministro foi também para inaugurar uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município de São José da Lage. De acordo com Garibaldi, nove agências foram inauguradas em Alagoas e mais 24 serão inauguradas. “Queremos aproximar mais o segurado. Facilitar a locomoção de quem mora no interior distante da capital, vamos poder atender melhor”, assegurou.
A solenidade contou com a presença do vice-governador, José Thomaz Nonô, do superintendente regional do INSS, João Lopes, do senador Renan Calheiros, dos deputados federais, Maurício Quintella e Célia Rocha e do deputado estadual, Ronaldo Medeiros.
