×

Alagoas

Governador faz prestação de contas na abertura do ano legislativo

Mensagem governamental foi lida pelo governador na ALE nesta terça-feira

O governador Teotonio Vilela disse nesta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Estado, que em seu primeiro mandato, fez uma gestão voltada para todos os alagoanos, sem privilegiar interesses de grupos nem apadrinhar projetos pessoais ou partidários. Na leitura da mensagem governamental aos deputados estaduais, o governador ressaltou o respeito ao parlamento e o compromisso público com uma “Alagoas desenvolvida e cidadã”.

A mensagem contemplou uma explanação das ações e projetos executados no primeiro mandato e uma exposição de novas propostas para o crescimento socioeconômico de Alagoas, com políticas públicas ampliadas e geração de cidadania em cada canto do Estado. “Estamos construindo uma Alagoas onde todos têm chances iguais, um lugar cada vez melhor de trabalhar, investir e viver”, afirmou o governador Teotonio.

Segundo ele, essa construção não se faz de um dia para o outro. “Importante dizer que este projeto não é mágico, não se concretiza de um dia para o outro, nem tampouco em quatro anos de trabalho. É um projeto de longo prazo, que vem sendo construído desde 2007, quando efetivamos importantes transformações, muitas vezes contra interesses de grupos e segmentos que não perceberam a necessidade de mudanças”, enfatizou.

“Sabíamos que anos de marasmo, de exclusão e de indigência não seriam revertidos num abrir e fechar de olhos. Ainda mais quando Alagoas vinha sendo submetida a perdas desde o final da década de 1990, na comparação com o Nordeste e o Brasil. Uma situação crítica que nasce lá no final dos anos 1980, quando ainda éramos o filé do Nordeste, mas que em razão das concessões feitas por diversos governos passamos a ter graves perdas de arrecadação”, destacou Teotonio.

Perdas

O governador citou que entre as perdas que Alagoas sofreu, estão as extinções do Banco do Estado (Produban) e de entidades de assistência técnica, a exemplo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Empresa de Pesquisa Agrícola de Alagoas (Epeal); a Companhia de Eletricidade de Alagoas (Ceal), que foi federalizada; a Companhia de Desenvolvimento de Alagoas (Codeal); a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuário (Cidal) e a Companhia de Habitação do Estado de Alagoas (Cohab).

“Foram promovidos planos de demissão voluntária, esvaziando o setor público e tornando cada vez mais precária a prestação de serviços”, lembrou Teotonio Vilela. “E foi sobre essa certeza que trabalhei no sentido de superar a situação caótica que encontrei. Dívidas, déficits, inadimplência, desrespeito às leis. Obstáculos que impediam a captação de recursos e de projetos, que anulavam todo e qualquer potencial de investimento e desenvolvimento”, acrescentou.

“Assumi como missão colocar Alagoas dentro da lei para garantir a governabilidade. Medidas duras foram adotadas no intuito de manter a máquina, viabilizar os gastos necessários com as políticas públicas e destinar o máximo possível para investimentos. Com diálogo e parceria encontramos a sinergia que nos permitiu olhar sempre à frente, de modo uniforme, compromissado com um futuro melhor”, reforçou.

“Foi importante o olhar diferenciado sobre a relação com o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado. Uma relação republicana, na busca incansável pela participação em todo esse esforço. A organização do Estado, a recuperação do histórico da dívida pública e seu efetivo controle viabilizaram as condições reais para o incremento da capacidade em captar recursos nacionais e internacionais, como o empréstimo junto ao Banco Mundial, além de possibilitar a aplicação de recursos próprios na área social”, adiantou.

O governador destacou a parceria com todos os poderes, com os municípios e com o governo federal na recuperação do Estado. Ele também ressaltou a receptividade da iniciativa privada no projeto de desenvolvimento econômico de Alagoas. “Hoje, graças a Deus e à força do trabalho do nosso povo, podemos dizer que Alagoas vive um novo tempo. Se juntos conseguimos realizar grandes mudanças, isto nos dá a certeza de que podemos fazer muito mais”, festejou.

“Agora nós conhecemos o governo, temos as contas em dia, temos um relacionamento cada vez mais produtivo com o Governo Federal, temos a confiança dos investidores, temos projetos e obras que vão trazer grandes mudanças”, assegurou. Abaixo, na íntegra, a mensagem lida pelo governador Teotonio Vilela na Assembleia Legislativa.