×

Política

Governador faz balanço de gestão e recebe apoio dos empresários

Durante reunião na Federação das Indústrias, o governador recebeu manifestçao de apoio de empresários à instalação do estaleiro

O auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) estava lotado no início da tarde desta quinta-feira (25), quando cerca de 200 empresários da indústria e representantes de entidades do setor produtivo alagoano assistiram à apresentação do governador Teotonio Vilela Filho.

No encontro, os empresários presentes assinaram um manifesto declarando apoio incondicional ao esforço do governo de Alagoas à implantação do estaleiro Eisa Alagoas. O documento, entregue ao governador Teotonio Vilela, reforça o esforço do Estado em arair um empreendimento disputado por outros estados e que vai impulsionar o desenvolvimento, com a geração de 4 mil empregos só na fase de implantação. Com investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão, o estaleiro Eisa Alagoas é considerado o maior empreendimento de Alagoas.

Ao anunciar a presença do governador na reunião mensal da diretoria da Fiea, o presidente José Carlos Lyra ressaltou a política de atração de empreendimentos para o Estado de Alagoas, usando como exemplo a revitalização do Polo Multissetorial Luiz Cavalcante, que hoje é disputado. “Que eu tenha lembrança, nunca vi tantas indústrias serem construídas em Alagoas. Eu mesmo sou testemunha da participação do governador em feiras, convidando os empresários a conhecer e implantar negócios em Alagoas”, disse José Carlos Lyra.

Em seu pronunciamento, o governador Teotonio Vilela lembrou que o Estado passou um período de 25 anos com a economia praticamente estagnada. “Digo isso sem ter como objetivo caçar culpados. Apenas relembro afirmações que todos nós ouvimos”. O governador classificou três empreendimentos como estruturantes para o desenvolvimento de Alagoas: o Estaleiro Eisa Alagoas S.A, a Mineração Vale Verde e a nova planta de PVC da Braskem.

O governador foi enfático: “Não abriremos mão de nenhum projeto econômico em Alagoas. São indústrias, hotéis e empresas do comércio, entre implantação, implantados e projetados, que estão gerando 20 mil empregos diretos e 60 mil empregos indiretos, disse o governador.

Opiniões

Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Marcos Holanda, o governador desempenhou uma importante iniciativa de reunir o empresariado e apresentar as ações e projetos realizados pelo Governo do Estado. O empresário da construção civil entende que a exposição das realizações gera uma “energia positiva”. “Nós estamos muito otimistas. Como líder de uma entidade, vejo que o Governo possui uma postura séria e se preocupa com o Estado de forma ampla”, destacou.

Empresário do setor sucroalcooleiro em Alagoas há mais de quarenta anos, José Carlos Maranhão também fez questão de destacar o acompanhamento favorável com o setor empresarial no governo Teotonio Vilela Filho. Segundo o empresário, por muito tempo a sociedade alagoana estava sendo “educada” a olhar o empresário de forma negativa “e o Teotonio mudou tudo isso”. “Participo da vida produtiva desde 1960 e convivi com muitos governadores e nenhum deles chegou a prestigiar o setor industrial como Teotonio”, afirmou José Carlos Maranhão.

Empresa

Dentro da agenda positiva apresentada pelo governador, foi apresentada ao público presente a nova planta do Grupo Constâncio Vieira: Conviver — Companhia de Bebidas e Alimentos do São Francisco CBA. A nova indústria está pronta, construída numa área de 213 mil m² na entrada do Benedito Bentes, será inaugurada no dia 16 de abril, recebeu investimentos na ordem de R$ 96 milhões. “Acreditamos no potencial do país e do Estado de Alagoas”, declarou o empresário Ruy Vieira.

Essa nova unidade do grupo empresarial já nasce grande, pois conquistou o certificado de Fábrica Verde, a primeira do país. Construída com a mais alta tecnologia, o empresário Ruy Vieira priorizou a responsabilidade ambiental. A nova unidade possui sistema de gerenciamento de resíduos, utilização de iluminação natural, telhas térmicas no galpão industrial, entre outras medidas.