A comunidade da zona norte de Aracaju está em festa. Na tarde desta quarta-feira (28), o governador Jackson Barreto entregou a reforma e ampliação da Escola Estadual 17 de Março, localizada no bairro Santo Antônio. A Escola foi totalmente reformada pelo governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). O governo investiu R$1.460.000,00. Ao todo, foram mais de 2.000m² de área construída reformada e outros 135m² de área ampliada, para proporcionar aos estudantes e professores modernas instalações.
As novas instalações foram recebidas com muito alegria por parte da comunidade estudantil. Foi o caso da estudante Fabrine Gonzaga, que é presidente do grêmio estudantil da Escola 17 de Março. “Foi uma vitória, porque desde antes da minha presidência, o grêmio vem lutando para a ampliação e reforma do 17 de Março. A partir daqui, pretendo aconselhar os alunos a conservar o ambiente deles, porque como é meu último ano aqui eu vou ficar menos tempo, eles terão que preservar tudo isso”, comemorou a estudante.
No momento da entrega, o governador Jackson Barreto foi recebido com muita euforia pelos estudantes e servidores. “Para qualquer governante reformar, ampliar, construir uma escola é realmente um motivo de muita alegria. Uma escola em um bairro importante de Aracaju, para atender à população pobre, aos estudantes que precisam da escola pública de qualidade. Então, estou muito feliz pelo investimento que foi feito aqui na Escola 17 de Março, a escola que leva o nome da data de fundação de Aracaju. Aqui, foram investidos quase R$ 1,4 milhão. Realizamos uma ampliação, levamos em consideração a questão da mobilidade, a facilidade para as pessoas com deficiência e atendemos a todos os padrões modernos que uma escola pode oferecer. A reforma da escola alimenta o ego do professor que se sente mais feliz em trabalhar, dos funcionários, dos estudantes, principalmente, estudar com mais conforto, e acima de tudo, atende a reivindicação dos estudantes, porque nessa escola o grêmio teve um protagonismo muito grande ao lado da UBES e da USES”, destacou o governador Jackson Barreto.
Para a presidente da União Sergipana de Estudantes Secundaristas (USES), Lizandra Dawany, a reforma da Escola foi resultado de uma grande luta dos estudantes, a qual foi atendida pelo governo do Estado. “A conquista dessa escola foi feita através de muito esforço, de muita manifestação. Estar presente aqui hoje significa o quanto nossa luta foi importante. Mas, principalmente, o quanto é importante termos um governo que dialogue com os estudantes, que converse e entenda nossas demandas. Então, além de cobrar, a gente precisar baixar nossa guarda e agradecer e parabenizar quando as coisas são feitas da maneira que atende os estudantes, que eram os mais prejudicados dentro dessa situação”, ressaltou.
Na oportunidade, a jovem ainda fez uma solicitação ao governador para que o Estado possa viabilizar um espaço para instalação da Casa do Estudante. “A gente tinha um projeto de Lei, deixado por Marcelo Déda, que não foi encaminhado porque na época ele acabou ficando doente”, relatou.
