
Teotonio Vilela anunciou, em reunião, que em março Estado estará pronto para auditoria do Ministério da Agricultura
O governador Teotonio Vilela disse nesta quita-feira (11) que o Estado vai cumprir todas as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na auditoria que será realizada em março para constatar se Alagoas pode evoluir para zona livre com vacinação da febre aftosa ainda este ano.
A afirmação foi feita numa reunião com o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, que veio oferecer o apoio do governo de Minas Gerais para implementar a gestão da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Adeal) e firmar um termo de cooperação para cessão de técnicos do IMA para Alagoas.
De acordo com o governador, o Estado tem um compromisso com os produtores e o apoio do governo mineiro é muito bem-vindo. “Eu conversei com o governador Aécio Neves e ele colocou sua estrutura à nossa disposição. Nós já avançamos, mas queremos as fronteiras abertas”, ressaltou Teotonio Vilela.
O governador destacou também que está assinando um decreto de emergência para que a Adeal possa contratar profissionais por tempo determinado para trabalhar nas ações de defesa agropecuária. Segundo o diretor presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante, serão contratados principalmente médicos veterinários e técnicos agrícolas.
A reunião foi acompanhada pelo secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, e o secretário adjunto da pasta, José Marinho Júnior.