Na tarde do sábado (21), o governador Teotonio Vilela Filho prestigiou o leilão do grupo Nelore Barros Carreia & Convidados, dentro da programação da Expoagro 2011, evento anual que acontece no Parque de Exposição Agropecuária, no bairro do Trapiche, em Maceió.
Na abertura do leilão, o governador destacou o alto padrão de qualidade do gado alagoano. “Alagoas ser apresentada ao Brasil de forma tão eloquente neste setor é um orgulho para Alagoas. Temos aqui hoje produtores de todo o Nordeste, e de todo o País, prestigiando Alagoas. Parabéns aos irmãos Barros Correia e a dona Sônia, mãe deles, pelo trabalho que realizam com a raça Nelore. Um modelo para todo o Brasil”.
Teotonio também comentou a conversa que teve com o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, em reunião na semana passada, sobre os esforços conjuntos dos dois estados rumo à zona livre de febre aftosa. A integração de fiscalização no setor entre os dois estados, segundo Teotonio Vilela, é fundamental para atingir este objetivo. O governador também parabenizou todos os produtores alagoanos pela contribuição com o desenvolvimento do Estado e geração de emprego e renda.
Em seu discurso, Aloísio Barros Correia, anfitrião do evento, destacou o papel da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) no desenvolvimento do setor em Alagoas. Segundo ele, “Alagoas vive um novo momento da agropecuária neste Estado. Desde que Teotonio Vilela Filho assumiu o Governo de Alagoas, o produtor rural tem portas abertas com o Governo de Alagoas”.
Em entrevista ao Canal Rural e à Rede Record, Teotonio Vilela Filho disse que o produtor rural em Alagoas hoje vive um momento positivo e destacou a contribuição do pequeno produtor nesse resultado. “Este é o maior leilão da história de Alagoas e deve ser comemorado. Atualmente, este tipo de evento tem o diferencial da participação do pequeno produtor, que vem apresentando criações de excelente qualidade. No último evento do setor que participei, em Batalha, centro da Bacia Leiteira de Alagoas, pude ver, durante a feira, vacas leiteiras de pequenos, médios e grandes produtores concorrendo de igual para igual”, afirmou. “Hoje, o pequeno produtor tem acesso às tecnologias e qualidade genética. Alagoas é cada vez mais competente na produção de carne, leite, milho, feijão. Enfim, todos os produtos da agropecuária”, informou o governador, que também destacou a ampliação da assistência técnica rural oferecida pela Secretaria da Agricutlura.
Estiveram presentes ao evento o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, o presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Toledo, os deputados estaduais Arthur Lira e Inácio Loyola, o senador Renan Calheiros e representantes da Associação de Criadores de Alagoas, ACA, e da Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
