O governador Teotonio Vilela defendeu nesta segunda-feira (7), no 2º Workshop de Energia Nuclear no Nordeste, a vinda de duas usinas nucleares para o Estado, gerando, segundo ele, “emprego, profissionalização e desenvolvimento”. “Estou convencido de que temos as condições exigidas pela Eletronuclear para a instalação das usinas e de que esse é um investimento seguro, sem risco iminente e sem agressão ambiental”, destacou.
“Não estou aqui defendendo a vinda dessas usinas porque estive em Angra dos Reis há poucos meses e constatei os benefícios que a usina de lá leva para a população e para o município, mas porque conheço de perto a política nuclear por ter sido presidente da Comissão de Energia do Senado da República”, acrescentou Teotonio. “Estive pessoalmente dentro do debate nuclear para o Brasil, conheci várias indústrias nucleares, inclusive na Alemanha”, salientou. “Falo com propriedade”, reforçou o governador.
“Em todos os lugares, em todas as cidades onde existe uma usina nuclear, há desenvolvimento, há menos pobreza, há mais pessoas profissionalizadas, treinadas, capacitadas”, acentuou o governador. “Risco, tragédia, perigo, é o que vivemos aqui em nossa Alagoas, com metade da população abaixo da linha de pobreza e cerca de 800 crianças ainda morrendo antes de um ano de idade”, comparou. “Esse é que é um crime ambiental, um perigo letal”, afirmou.
Debate e convencimento — “Estamos aqui para iniciarmos esse debate, analisarmos os prós e os contra e eu estou aqui para convencer a sociedade alagoana a aceitar a vinda de mais esse investimento e para convencer o governo federal a nos escolher para a implantação dessas usinas”, disse Teotonio. “Não podemos pensar com romantismo, com emoção, não quando podemos nos empenhar, nos esforçar, para que Alagoas tenha oportunidade de avançar mais em sua economia”, convocou.
O governador lembrou artigo da Constituição Estadual que se torna um obstáculo para a vinda das usinas, mas aproveitou a presença do presidente do Poder Legislativo, deputado Fernando Toledo, na solenidade, e disse que a Assembleia Legislativa pode mudar isso. “Foi uma medida emotiva, romântica, mas hoje Alagoas vive um novo tempo e a instalação dessas usinas em nosso Estado será feita com a responsabilidade ambiental com que temos tratado todo e qualquer empreendimento que tem chegado para ajudar em nosso crescimento socioeconômico”, disse Teotonio.
Com a Eletrobrás, o governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio, assinaram Protocolo de Intenções para a implementação de ações de eficiência energética em Alagoas. Teotonio agradeceu à Eletrobrás a parceria, anunciando que Alagoas receberá R$ 500 milhões para investir em energia no Estado em 2010 e 2011, resultado do balanço energético elaborado pelo governo estadual.