×

Alagoas

Governador defende revisão da dívida pública de Alagoas

O governador Teotonio Vilela reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (12), com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para pedir a revisão dos termos da dívida do Estado com a União. O governador afirmou que Alagoas paga a maior taxa de juros do País, em torno de 7,5% ao ano, mais o IGP-DI (Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna).

Teotonio Vilela propõe que o serviço da dívida, no valor de R$ 50 milhões que o Estado paga todos os meses ao Tesouro Nacional caia pela metade, para R$ 25 milhões, para que o Governo possa ampliar a pauta de investimentos em programas sociais. “Pedimos uma revisão do perfil de pagamentos. O Estado paga um serviço muito alto, de 15% da receita líquida. Com isso, não tem um centavo para investimentos”, declarou o governador.

A proposta do Governo de Alagoas é de reduzir a taxa para 6% ao ano, mas o governador encampa também a proposta dos governadores do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste, para que a taxa de juros dos contratos das dívidas estaduais com a União seja indexada pelo Índice Nacional de Preços ao conumidor Amplo (IPCA) mais 2% ao ano.

“Os governadores querem reduzir os juros. Isso é uma demanda de todos os estados. O governo federal capta recursos no mercado pela metade do preço e recebe o dobro dos estados”, declarou Vilela. Ele informou que o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, vai avaliar a proposta do Estado.