O governador Teotonio Vilela defendeu mais investimentos federais no Sistema Único de Saúde e disse que o seu governo tem compromisso com a melhoria da saúde pública em Alagoas, durante a abertura da VII Conferência Estadual de Saúde, segunda-feira (26) à noite, no Centro de Convenções de Maceió, onde acontecem as plenárias até a próxima quinta-feira (29).
Segundo o governador, em um Estado como Alagoas, onde 95% da população dependem do SUS para atendimento médico, todas as alternativas de recursos e iniciativas de assistência devem ser debatidas pelos governos federal e estadual e pelos municípios. Teotonio também ressaltou a importância do Programa da Saúde da Família (PSF) na política pública de saúde.
“A minha presença aqui significa que sou parceiro desta conferência, significa o compromisso do meu governo com a saúde pública de Alagoas”, destacou o governador, citando ações nesta área, como o programa de cestas nutricionais às gestantes de baixa renda; repasse mensal para as unidades de saúde do interior; ampliação de leitos no HGE e na Unidade de Emergência do Agreste; apoio aos agentes comunitários com a aquisição de bicicletas, e o Samu em todo o Estado.
PARCEIRO – Na presença de Eliane Cruz, representante do Ministério da Saúde, o governador agradeceu a parceria do governo federal com Alagoas nas ações de saúde e disse que o fortalecimento do SUS depende da unificação de esforços de todas as esferas de poder público. “Cada um tem que fazer a sua parte, contribuir, discutir, e trabalhar para que o sistema seja cada vez mais abrangente para atender a demanda”, salientou.
Teotonio também enfatizou a importância do Conselho Estadual de Saúde nessa luta e disse que essa parceria é fundamental para que a saúde pública no Estado avance. O governador parabenizou o Conselho pela homenagem feita à professora e médica Sônia Souza, que batiza a conferência. “Sônia tem uma história na saúde pública que faz jus a esse e outros reconhecimentos”, afirmou.