
Governador de Sergipe, Marcelo Déda
Desde a noite da quinta-feira (01) que o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT) está internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele se submeteu a uma cirurgia para retirar um nódulo de característica benigna, detectado no pâncreas após resultado de uma tomografia.
O vice-governador Belivaldo Chagas (PSB), que já assumiu o Governo desde a noite desta quinta-feira, em razão da licença do governador, foi a São Paulo na quarta-feira (30) para conversar com Marcelo Déda e tomar ciência de toda a situação. O período de licença previsto é de 15 dias, mas pode se estender, dependendo da recuperação do governador.
Na noite da quinta-feira, várias pessoas interrogavam sobre a pressa médica em retirar o nódulo, mas até o momento não houve explicação. Há uma informação que foi orientação médica para evitar a formação de outros nódulos e a necessidade de ser retirado de qualquer forma. Optaram para ser de imediato.
Por acaso Marcelo Déda viajou a São Paulo para participar de um fórum sobre oportunidades de investimentos em Sergipe, realizado pelo jornal Valor Econômico, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com a participação de empresários de Sergipe e de São Paulo, além de políticos.
Durante a tomografia, foi feita uma varredura completa em outros órgãos, para em busca de outros nódulos. Nada foi encontrado e o médico disse ao governador: “você está limpo”. A tomografia computadorizada seria para avaliar as funções cardíacas, que tiveram bom resultado. Segundo informação de fonte abalizada, o médico aproveitou para verificar outros órgãos e encontrou o nódulo, que estava visível, na calda do pâncreas. Apesar da biópsia que será feita, o médico afirmou que se tratava de um nódulo benigno.
No final da tarde desta sexta-feira (02) o governador Marcelo Déda fez ligações para o senador Antônio Carlos Valadares, para os deputados federais Jackson Barreto e Albano Franco, para o empresário Edvan Amorim, que hoje comanda vários partidos políticos em Sergipe, para José Eduardo Dutra, prefeito Edvaldo Nogueira e seus auxiliares mais próximos. O secretário de Comunicação, Carlos Cauê, permanece em São Paulo, onde se encontra desde o início da semana.