Obra foi escrita ao longo de vários anos
O governador Jackson Barreto compareceu na noite desta terça-feira, 19, ao lançamento do livro “Sabedoria Popular”, de autoria do vice-presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo. O evento ocorreu no Museu da Gente Sergipana, e contou com a presença de desembargadores, juristas, secretários de Estado e escritores.
A obra foi escrita ao longo de vários anos de observação durante suas andanças e viagens. De acordo com Edson Ulisses, o livro é o resultado de uma pesquisa detalhada realizada ao longo de sua trajetória de vida. Este é o segundo livro de sua autoria. O primeiro, “Reflexões Cidadãs”, é uma coletânea decorrente da elaboração de discursos, palestras e artigos, sendo alguns de cunho jurídico e outros voltados para temas que fazem uma análise crítica da sociedade.
O governador considerou uma iniciativa feliz a do desembargador, ao se debruçar sobre a cultura popular do país e a registrar em livro toda essa sabedoria popular. “É muito importante eternizar a linguagem popular através de suas expressões. Iniciativas como esta evitam que a cultura popular seja esquecida. A linguagem da internet não pode se sobrepor à cultura popular”, enfatizou Jackson Barreto.
Jackson Barreto também fez a entrega de 20 livros à mãe do ex-governador Marcelo Déda, dona Zilda Déda, que foram doados pelo autor ao Instituto Marcelo Déda. O poeta e ator Wilton Santos declamou um poema de autoria de Marcelo Déda, intitulado o Lobo, e um grupo de remanescentes indígenas da tribo Xocó dançou o toré.
Edson Ulisses disse que a iniciativa de escrever o livro decorreu do receio de que a cultura popular desapareça com o passar do tempo, diante da cultura da internet. Ele disse que mergulhou na pesquisa para buscar as expressões e linguagens da cultura popular. “Buscamos perenizar no papel para que esta rica cultura não sofra solução de continuidade”, destacou.
O Desembargador Edson Ulisses é membro fundador da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira nº 23, cujo patrono é o Governador Marcelo Déda Chagas. O livro Sabedoria Popular foi editado pela Segrase, através da Edise, Editora do Diário Oficial.
