Vice-presidente Edson Ulisses fez um relato histórico
O governador Jackson Barreto compareceu nesta quinta-feira, 14, à posse dos novos presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE). O desembargador Osório de Araújo Ramos, que já ocupava a vice-presidência do colegiado, ascendeu ao cargo de presidente em substituição ao desembargador Cesário Siqueira, e o desembargador Edson Ulisses de Melo ocupou o cargo de vice. A solenidade ocorreu no auditório do TRE.
O governador Jackson Barreto afirmou que os novos dirigentes do TRE trabalharão com a visão da modernidade, da competência e da defesa da democracia. Jackson Barreto disse que foi colega de Osório Ramos na Faculdade de Direito e que concluíram o curso juntos em 1971.
“O desembargador Osório Ramos tem saber jurídico e certamente conduzirá com o colegiado do TRE as próximas eleições municipais com coerência, ética e zelo pela democracia, garantindo o resultado da manifestação popular através do voto direto”, afirmou o governador Jackson Barreto.
O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, em seu discurso, traçou as metas que pretende alcançar durante o biênio 2016/2018, dentre elas a reforma dos cartórios eleitorais, o estímulo ao alistamento eleitoral, o estreitamento da relação entre o TRE e os juízes, além de garantir a lisura das realizações municipais que ocorrerão neste ano.
“Vamos garantir o cumprimento das normas específicas e respeitar a vontade do eleitor através do voto popular e soberano”, destacou. O presidente disse ainda que vai reforçar a fiscalização da contribuição eleitoral de pessoa jurídica, uma vez que a partir desta eleição está proibida. “Vamos trabalhar para que o pleito eleitoral alcance o seu conteúdo democrático e soberano”, concluiu.
O vice-presidente Edson Ulisses fez um relato histórico da importância da Justiça Eleitoral, criada no primeiro governo de Getúlio Vargas, para o aperfeiçoamento da democracia. Ele ressaltou que em 117 anos de República, o Brasil já teve 37 presidentes, mas somente 16 foram eleitos pelo voto direto e popular.
Também saudaram os novos membros do TRE, a juíza Gardênia Prado, o juiz Francisco Alves Júnior e o Procurador Regional Eleitoral, José Rômulo Silva.
