O governador Teotonio Vilela recebe a presidenta Dilma Rousseff segunda-feira em Alagoas
O governador Teotonio Vilela (PSDB) destacou a importância da primeira visita oficial da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), que virá a Alagoas segunda-feira (25) para lançar dois programas – Água Para Todos e apoio aos pequenos produtores rurais -, dentro do Brasil Sem Miséria. A presidenta Dilma Rousseff também aproveita a presença em Alagoas para o Encontro dos Governadores do Nordeste.
Teotonio Vilela, que está em período de recuperação da cirurgia de diverticulite, a que se submeteu no último dia 9 no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, afirmou que não conseguiu segurar a emoção quando, na quarta (19) à tarde, recebeu uma ligação telefônica da presidenta Dilma Rousseff confirmando sua primeira visita como chefe de Estado a Alagoas.
Dilma Rousseff revelou ao governador Teotonio Vilela o convite aos outros oito governadores do Nordeste, que participarão da solenidade de lançamento do principal programa do Governo Federal no combate à miséria no País.
“A visita da presidenta Dilma Rousseff ao Estado de Alagoas é de uma importância fundamental e ganha uma maior relevância pela decisão da presidenta de lançar no nosso Estado o principal programa do Governo Federal no combate à miséria no País. A viagem da presidenta Dilma estava programada para o último dia 15 deste mês, mas em função da urgência da minha cirurgia de diverticulite, que foi realizada em São Paulo, e numa deferência especial da presidenta, a viagem foi remarcada”, afirmou o governador.
Ele destacou o respeito da presidenta Dilma pelo povo de Alagoas. “A presidenta Dilma fez questão de me telefonar e, de forma muito gentil, disse que iria adiar a viagem para outra data, por fazer questão da minha presença no governo de Alagoas. Ela afirmou que só viria a Alagoas depois da minha recuperação da cirurgia, pois gostaria que eu estivesse presente na solenidade do programa Brasil Sem Miséria”, contou. “Foi uma grande gentileza por parte da presidenta Dilma Rousseff e realmente essa decisão me emocionou muito e reforça ainda mais a importância e a simbologia da presença da presidenta Dilma Rousseff em Alagoas. Estou muito feliz e emocionado pela consideração e o respeito demonstrado pela presidenta Dilma, não comigo, mas ainda mais com o Estado de Alagoas”, destacou o governador Teotonio Vilela.
A confirmação da presença da presidenta Dilma Rousseff em Alagoas fez com que o governador Teotonio Vilela decidisse reassumir o cargo de governador antes do prazo anunciado inicialmente, suspendendo o período recomendado pelos médicos para recuperação da cirurgia. O governador Teotonio Vilela retomaria a agenda de governador na próxima segunda-feira, dia 25, mas antecipou o retorno ao cargo para o dia 22.
“Eu estou reassumindo o Governo na próxima sexta-feira para tomar as últimas providências para recebermos a presidenta Dilma Rousseff, os ministros que vão participar da solenidade e os oito governadores do Nordeste. Esse é um grande momento para que a população de Arapiraca e todos os alagoanos possam participar desse momento importante para o País, já que a presidenta Dilma Rousseff vem lançar em Alagoas um programa de âmbito nacional. O Brasil Sem Miséria é a principal vertente do Governo Federal no combate à pobreza no Brasil. Portanto, estamos muito felizes, tratando agora da organização da visita da presidenta Dilma Rousseff”, destacou Vilela.
Arapiraca, cidade modelo
O governador Teotonio Vilela revelou que a decisão da presidenta Dilma Rousseff de lançar o Programa Água para Todos na segunda maior cidade de Alagoas, Arapiraca, foi tomada depois de acatar uma sugestão do próprio governador.
“Quando a presidenta Dilma Rousseff decidiu lançar os dois programas, Água Para Todos e o de venda direta dos produtos dos pequenos produtores aos supermercados aqui em Alagoas, ela me fez uma consulta e não titubeei em indicar a cidade de Arapiraca pelas razões de a cidade ter uma grande importância no Estado. A cidade é sede da cooperativa de pequenos produtores rurais que vai servir de modelo para uma das vertentes do Programa Brasil Sem Miséria. A nossa preocupação era com a impossibilidade do Aeroporto de Arapiraca não ter capacidade para o pouso de grandes jatos, mas somente a possibilidade para receber pequenos aviões ou helicópteros. Como o Encontro dos Governadores do Nordeste também foi definido para o Estado, a minha preocupação era oferecer uma opção para o deslocamento da presidenta Dilma, da sua equipe de ministros e dos governadores para Arapiraca. A minha sugestão, que foi aceita pela presidenta Dilma, seria levar em helicópteros e pequenos aviões todos os integrantes da comitiva presidencial e os oito governadores do Nordeste com suas equipes. Em função disso, a cidade de Arapiraca foi escolhida por ser uma grande cidade que merece receber a visita da presidenta da República. Tenho certeza que vai ser uma grande festa, na minha querida cidade de Arapiraca”, revelou Vilela.
Farinha alagoana
O governador explicou detalhes de um dos programas que será lançado pela presidenta Dilma Rousseff em Alagoas e a importância da participação dos pequenos produtores rurais no programa que tem como objetivo oferecer melhores condições financeiras e de sobrevivência uma grande parcela de famílias pobres de Alagoas.
“Para explicar melhor como vai funcionar o programa de venda direta dos produtos dos pequenos produtores aos empresários, temos como exemplo a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro), formada por agricultores da agricultura familiar. A presidenta Dilma vai conhecer como funciona a produção e todas as outras etapas até a venda dos produtos. A cooperativa vai ensacar a farinha que vai ser vendida direto aos supermercados. Essa parceria vai possibilitar que o pequeno produtor rural elimine a figura do atravessador, que tanto penaliza o pequeno agricultor. A partir de agora, os supermercados vão comprar direto do agricultor familiar, facilitando a vida de todo mundo e gerando uma melhor condição para o pequeno agricultor, para o dono do supermercado e para a população. Todos ganham com isso; ganha o consumidor, que vai comprar por um preço mais acessível; ganha o produtor, que vai receber uma melhor remuneração e ganham também os supermercados, que já prestam um grande serviço social. Todo esse processo vai servir para melhorar o poder aquisitivo da população, principalmente, da camada mais pobre da sociedade, que, por sua vez, vai comprar mais em supermercados também. Isso é importante. Todos ganham com isso”, esclareceu.
Água para Todos
Em relação ao Programa Água Para Todos, o governador Teotonio Vilela informou que o programa tem as mesmas bases do projeto apresentado por ele durante a última campanha eleitoral, em sintonia com as propostas do então candidato e agora senador Benedito de Lira e do deputado estadual Inácio de Loyola.
“É muitíssimo importante a vinda da presidenta Dilma Rousseff ao Estado de Alagoas para o lançamento do Programa Água Para Todos, que interessa a todo Brasil, e mais ainda, interessa muito de perto aos nordestinos, pois todos sabem que a água é um dom sagrado, é um presente de Deus. Ter a água em casa é um direito sagrado que todos devem ter, mas, infelizmente, muitos brasileiros e ainda mais nordestinos não têm esse direito. Posso dizer que estou muito feliz por essa decisão da presidenta Dilma de lançar aqui em Alagoas esse programa. Programa que eu, com muito entusiasmo, defendi durante a campanha eleitoral, quando eu, o senador Benedito de Lira e o deputado estadual Inácio Loyola falávamos sobre esse tema em todos os palanques. E de fato, logo depois de eleito, procurei a presidenta Dilma Rousseff, defendendo a implantação do Programa Água Para Todos. Nesse encontro, ela me revelou que pensava da mesma forma e iria lançar o programa e escolheu justamente o Estado de Alagoas para fazer lançamento desse programa, o que me deixa muito feliz por ter levantado essa proposta de oferecer água para os alagoanos e, agora, também para todos os brasileiros”, comemora Teotonio Vilela.
Relação republicana
O governador Teotonio Vilela fez questão de ressaltar o respeito da presidenta Dilma Rousseff pelo seu trabalho à frente do Governo de Alagoas e citou a relação “republicana” que a presidenta mantém com o Estado, que é comandado por um governador do PSDB.
“Ela tem respeito por um trabalho sério que realizamos em Alagoas. A presidenta Dilma fez questão de dizer, durante uma audiência que tivemos, em Brasília, que faria o que fosse possível para ajudar o Estado de Alagoas. A presidenta Dilma sabe que Alagoas tem um governo sério, um governo que tem projetos, um governo que tem gestão. Um governo que procura otimizar cada centavo em obras e ações em benefício do povo. É importante ressaltar que quando o Governo é sério, independente de partido político, de ideologia, há o respeito de todos e a presidenta Dilma, graças a Deus, tem o maior respeito pelo nosso trabalho em Alagoas”, disse Vilela.
Programação
Pela programação apresentada pela equipe do Palácio do Planalto ao governador, a presidenta Dilma Rousseff desembarca nesta segunda-feira às 10h30, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, e em companhia do governador de Alagoas, Teotonio Vilela, segue direto para a cidade de Arapiraca, onde participará, com os governadores do Nordeste, do lançamento do programa Água para Todos.
Em Arapiraca, ela visita a Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro). No local, será firmado o convênio para a comercialização de farinha de mandioca produzida por agricultores familiares para grandes redes de supermercados. A ação faz parte do programa Brasil sem Miséria.
Após a assinatura do convênio, Dilma Roussefff e Teotonio Vilela seguem para a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Arapiraca, onde participam do Encontro dos Governadores do Nordeste e do lançamento do programa Água para Todos. Os detalhes da programação oficial devem ser divulgados ainda nesta quinta-feira (21).
