Em uma iniciativa voltada para garantir moradias acessíveis e de qualidade aos cidadãos alagoanos, o Governador Paulo Dantas liderou uma importante reunião em Brasília, no Ministério das Cidades, com o Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira. O encontro também contou com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, e outras autoridades estaduais e nacionais.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para investimentos em habitação por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), em parceria com o governo federal. O objetivo principal é reduzir o déficit habitacional em Alagoas.
Uma das decisões preliminares foi a possibilidade de oferecer 4 mil novas unidades habitacionais em diversas cidades alagoanas, incluindo Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Igaci e Penedo.
O foco principal dessas novas moradias será atender às famílias de baixa renda, com a ênfase na chamada Faixa I do Minha Casa Minha Vida, onde a renda familiar é de até R$ 2.640 por mês. Além disso, foram discutidas outras modalidades do programa habitacional do Governo Federal, como a habitação rural, todas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Um dos pontos destacados na reunião foi a preocupação com as comunidades mais vulneráveis, buscando garantir não apenas moradias dignas, mas também acesso à mobilidade urbana, serviços públicos, e equipamentos culturais e de lazer.
Outra importante discussão foi em torno da possibilidade de doação de um terreno da União, atualmente pertencente à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para a construção de unidades habitacionais. Este terreno, localizado às margens da rodovia BR-104 e já ocupado por cerca de cem famílias em situação de vulnerabilidade, poderia abrigar aproximadamente 8 mil famílias após a desapropriação. Cada unidade teria cerca de 45 m², com ambientes para sala, cozinha, dois quartos e um banheiro adaptável.