×

Alagoas

Governador assegura instalação do estaleiro em Coruripe

O governador Teotonio Vilela afirmou que o presidente Lula é o principal entusiasta da instalação do Eisa em Alagoas

O governador Teotonio Vilela Filho voltou para Alagoas com a segurança de que o Estaleiro Eisa será de fato instalado no município de Coruripe, no limite de 54 hectares, sendo quatro de urbanização e não mais num espaço de 97. A garantia foi dada no Rio de Janeiro, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Grupo Synergy, German Efromovich.

Outra grande novidade, revelada durante a coletiva de imprensa concedida pelo governador no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, é que o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, confirmou a participação do empreendimento na licitação do pré-sal. “Vencer este processo licitatório será muito importante para Alagoas, porque facilitará a captação de recursos, dando celeridade ao início da sua instalação”, disse Teotonio.

Impressionado com o tamanho do estaleiro de Mauá, do Rio de Janeiro, o governador afirmou que o Eisa será quatros vezes maior que o empreendimento carioca. Teotonio destacou também que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem dez dias para informar à Justiça Federal se o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas vai conceder o licenciamento ambiental do estaleiro.

De acordo com Teotonio, Alagoas já atende os 42 itens exigidos no cumprimento, o único que faltava era a licença de implantação que o Ibama autorizou que o IMA fizesse no limite de 50 hectares. “O estaleiro Eisa é uma realidade. Ele chegou a ser disputado por dez estados brasileiros, e nós conseguimos. A indústria naval brasileira tem um futuro magnífico. Somente a Petrobras irá demandar, nos próximos dez anos, 200 navios de grande porte”, destacou o governador.

Além da construção de novos navios, o estaleiro Eisa Alagoas poderá construir também plataforma de petróleo e navios de reparos. Junto com o governador Teotonio, participaram da decisão da comissão de licitação da Petrobras o deputado federal e senador eleito Benedito de Lira (PP), o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. Por unanimidade, a comissão aprovou a instalação do estaleiro.

“Agora, o Eisa entra em pé de igualdade na concorrência com os demais estaleiros espalhados no Brasil. Essa é uma nova fase para o Estado, pois iremos fomentar a geração de empregos e poder assistir ao desenvolvimento social e econômico de Alagoas”, disse Vilela, acrescentando que o presidente Lula é um dos principais entusiastas do Eisa, por defender com ênfase a instalação do empreendimento em solo alagoano.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a redução de 97 hectares para 54 não vai interferir na geração dos 10 mil empregos. “Nós vamos ter um estaleiro que vai estar, no primeiro momento, se ganhar essa licitação, apto para fazer navio sonda. Em seguida, nós vamos ter um estaleiro para fazer navios. E no último momento, nós vamos ter um estaleiro para fazer reparos de navios. Vai ser empregada muita gente”, afirmou Luiz Otavio.

Entre todas as atividades previstas para serem desempenhadas no Estaleiro Eisa Alagoas, ele destaca também fabricação e reparos de máquinas, equipamentos, estruturas de aço, peças, peças, partes e componentes de uso naval, fabricação de máquinas e equipamentos de uso industrial, compra e venda de exportação e importação de serviços de engenharia, projetos de montagens industriais, desmontagem de embarcação e armação em Coruripe.