Projeto integra ações para a prevenção da violência
O governador Teotonio Vilela reuniu-se nesta quarta-feira (10), em Brasília, com a ministra da Cultura, Ana Holanda. O principal ponto da conversa foi o pedido de liberação de R$ 1 milhão para a realização do 1º Festival de Música da Paz, que integra o programa do governo de Alagoas para a redução dos índices de violência no Estado. Os secretários da Cultura, Osvaldo Viegas, e de Promoção da Paz, Jardel Aderico, também estiveram com a ministra.
A política de promoção da paz, proposta piomeira do Estado de Alagoas, com a criação de uma secretaria específica, foi elogiada por Ana Hollanda. Ela afirmou que a população brasileira precisa se conscientizar de seu papel na construção de uma sociedade mais pacífica e com menores índices de violência.
Os recursos para a realização do festival foram solicitados por emenda parlamentar proposta pelo deputado Givaldo Carimbão no Orçamento da União de 2010, mas que não foram liberados. O parlamentar alagoano explicou à ministra que o governo alagoano vai arcar com os custos da realização dos festivais de cartazes e de teatro, que também integram o programa pela paz e que o Estado necessita da ajuda do governo federal para o festival de música.
Além deste projeto, Teotonio Vilela solicitou a liberação de recursos do Ministério da Cultura e de emendas parlamentares para a reforma da Catedral de Penedo e para a reconstrução de oito bibliotecas públicas destruídas nas enchentes de 2010 e e a modernização de outras 11 bibliotecas no Estado.
Ana Holanda recebeu as solicitações e prometeu se empenhar para conseguir ajudar o Estado, mas explicou que com os cortes orçamentários de sua pasta e com o volume de restos a pagar do orçamento do ano passado, pouco poderá fazer. No caso do Festival de Música da Paz, ela informou que vai tentar liberar parte dos recursos e se propôs a defender o apoio do Ministério às próximas edições do evento, ajudando no seu desenvolvimento e crescimento.
O governador alagoano convidou a ministra a visitar Alagoas para conhecer melhor sua história, cultura e riquezas naturais. Teotonio sugeriu a data de 22 de novembro, Dia da Consciência Negra, para que ela possa participar da inauguração de uma das obras de restauração do patrimônio histórico do Estado. A visita irá depender da agenda de trabalho de Ana Holanda.
