×

Alagoas

Governador apresenta bombas do Canal do Sertão em Arapiraca

Teotonio destaca chegada da água no Sertão

O governador Teotonio Vilela Filho reuniu, nesta segunda-feira, em Arapiraca, prefeitos da região do Agreste, trabalhadores rurais e lideranças políticas, para as comemorações do Dia Mundial da Água. Teotnio Vilela ainda apresentou as duas primeiras bombas do Canal do Sertão, em um total de seis, que deve alimentar o primeiro perímetro irrigado, em Pariconha, ainda em 2010, que já está em processo de licitação.

Ainda hoje, as duas carretas jamantas que transportam o equipamento seguem para Delmiro Gouveia, onde nesta terça-feira será apresentada à população local, e logo depois começa a montagem das bombas na casa de máquinas do canal, que deve durar três meses.

“O canal deixou de ser uma miragem para se transformar em realidade. As bombas chegaram. Cerca de 40 quilômetros de canal foram construídos, e mais cinco estão em fase de finalização. Todos esses quilômetros de canal foram feitos no nosso Governo. Temos mais de mil homens no canteiro de obras, e um maquinário poderoso para puxar água para o sertanejo, cada bomba tem capacidade 4.500 litros por segundo”, explicou o governador.

De acordo com Teotonio, ele acompanha o canal desde quando era senador da República, sendo responsável pela outorga junta à Agência Nacional das Águas (ANA), que permitiu a habilitação para buscar recursos, e junto à Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) conseguiu verbas da ordem de R$ 2 milhões para o projeto de viablização do canal.

“Quando assumimos não tinha nenhum quilômetro construído. O Canal começou, enquanto canal, no nosso governo. Para isso mostramos confiabilidade, saímos da inadimplência e garantimos as contrapartidas”

A obra tem investimentos já garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e quando estiver pronto — em um trajeto de 73 quilômetros ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca — Canal vai beneficiar uma população de um milhão de habitantes, de 43 cidades alagoanas.

“É água para os sertanejos e agrestinos para beber, para plantar, para criar peixe, para o gado e para o desenvolvimento. Água é desenvolvimento, é vida”, completou Vilela.

RECURSOS HÍDRICOS

O governador focou suas palavras nos investimentos nos recursos hídricos e elegeu a água como prioridade de seu governo. Pelo balanço do govermador, em seu governo Alagoas investiu quase um bilhão no setor, incluindo aí o próprio Canal do Sertão, a barragem Helenildo Ribeiro, o saneamento do todas as cidades do Baixo São Francisco e da orla marítima de Maceió.

“Hoje é um dia especialíssimo, o dia mundial da água. Água é desenvolvimento, é vida, é saúde. Temos todos os motivos do mundo, o governo prioriza a água, prioriza as pessoas. Aproximadamente um milhão de reais está sendo investido, dobramos a área saneada, de 15% vai para 30% em uma ação conjunta governo do estado, federal e os municípios”, assinalou Teotonio.

O governador estava acompanhado dos secretários de Infraestrutura, Marco Fireman, da Saúde, Herbert Motta, dos Recursos Hídricos, Alex Gama, e dos presidentes da Casal, Jessé Mota e do Instituto do Meio Ambiente, Adriano Augusto.