×

Alagoas

Governador anuncia hoje índice de vacinação contra febre aftosa

O governador Teotonio Vilela Filho vai anunciar nesta quarta-feira (19), a partir das 9h30, o percentual de vacinação da última campanha contra a febre aftosa, realizada em novembro de 2010.

O anúncio será feito no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. A expectativa da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) é que tenha sido superado o índice de vacinação da campanha anterior, realizada em maio, que foi de 96,3%.

De acordo com dados da Central de Selagem de Vacinas Veterinárias, responsável pelo controle de toda vacina antiaftosa comercializada no país, 1,15 milhão de doses foram enviadas a Alagoas na campanha de novembro, incluídas as 165 mil doses distribuídas pelo Estado para quem possui até 10 animais. Alguns criadores compraram as vacinas em estados vizinhos.

Segundo dados do Cadastro Agropecuário da Adeal, Alagoas tem hoje 1,18 milhão de animais, entre bovinos e bubalinos, que devem ser vacinados duas vezes por ano, durante as campanhas.

“Além disso, temos uma das melhores genéticas de gado de leite do país, e também animais da raça nelore com a melhor genética de gado de corte”, lembra o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Mudança de classificação – Só a vacina é capaz de proteger os animais contra a febre aftosa, portanto, ela é um dos principais pontos para a obtenção do status de zona livre. Mas não o único. Uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é a manutenção e atualização do cadastro agropecuário de todas as propriedades com animais suscetíveis à febre aftosa.

“A expectativa do governo do Estado, que tem a parceria do setor produtivo, é que, por meio da união de esforços, Alagoas passe para zona livre com vacinação ainda este ano”, frisou o secretário Jorge Dantas. “A mudança de classificação significa desenvolvimento para Alagoas, ganho de preço dos animais, possibilidade de comercialização com todos os Estados e valorização do nosso rebanho”, afirmou o secretário.

A segunda etapa da vacinação aconteceu entre 1º à 30 de novembro de 2010 e consumiu no mínimo 1,15 milhão de vacinas, segundo dados da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Porém, a Adeal informa que alguns produtores alagoanos ainda adquiriram vacinas em estados vizinhos como Bahia e Sergipe.

Nesta quarta-feira, os jornalistas terão acesso aos dados completos da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa, como cobertura vacinal, rebanho imunizado, quantidade de vacinas utilizadas no geral, entre outros.