O governador Marcelo Déda visitou nesta quinta-feira, 26, a sua cidade natal, Simão Dias, para participar da tradicional procissão a Nossa Senhora Santana, padroeira do município, distante 100 km da capital. A procissão reuniu milhares de fiéis, que percorreram as ruas da cidade, acompanhando a imagem da santa, com cânticos e louvores.
O trajeto da procissão, tão familiar ao governador, faz parte das memórias de infância de Marcelo Déda, mas também, de lembranças e ações mais recentes, já que as ruas do percurso foram recuperadas na primeira gestão de Déda como governador, numa parceria com a prefeitura municipal.
“Retorno a minha cidade para cumprir um ritual da vida inteira, da minha mais tenra infância até os dias de hoje, acompanhar a procissão de Nossa Senhora Santana. Como simãodiense me emociono em poder retornar a minha terra, rever os meus amigos, familiares e resgatar, nessa praça tão bela, a memória da minha infância. E como governador, também, venho trazer o abraço de todos os sergipanos à família cristã de Simão Dias, que celebrou quinta-feira a sua padroeira”, afirmou Marcelo Déda.
Graça e penitência
Muitos dos simãodienses e visitantes que participaram da procissão acompanharam a homenagem descalços. O gesto, símbolo de humildade, representa uma forma de penitência pelos pecados ou a gratidão dos fiéis por graças já alcançadas. A senhora Antônia Marcelina de Jesus participa da procissão todos os anos. “Venho, há 20 anos, aqui, descalça, para pedir e agradecer por tudo de bom que Nossa Senhora faz por mim”, disse a moradora do povoado Brinquinho.
Para o prefeito de Simão Dias, Dênisson Déda, a homenagem à padroeira representa o ponto forte da tradição religiosa do município. “A cultura de Simão Dias é baseada na fé e religiosidade do seu povo. Homenagear a padroeira da nossa terra é uma questão de cidadania para nossa gente, uma vez que a história da solidificação do município está relacionada com a capela de Nossa Senhora Santana, de onde emanava toda a fé religiosa e muitos dos embates políticos de Simão Dias, que ocorriam na praça em frente ao local”, explicou o prefeito, que ainda enalteceu a padroeira por sempre abençoar o município. “É um momento que você agradece a Senhora Santana, a sua filha, Maria Santíssima, e ao seu neto, Jesus, pelo que foi concedido no ano e pedir também por mais um ano de bênção e graça para nossa terra”, concluiu.
Presenças
Participaram da procissão o senador Antônio Carlos Valadares e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, ambos filhos de Simão Dias, além de autoridades políticas do município e região.