No universo do marketing digital existem diversos termos e siglas, que muitas vezes confundem até mesmo alguns profissionais experientes. Dentre tantas e tantas siglas, uma das mais comentadas no outbound marketing, é o CPC.
Independente do segmento do negócio, as estratégias de marketing são extremamente importantes. Por isso, confira a seguir qual o significado de CPC, o que significa o termo e quais as suas variações:
O que é o custo por clique?
CPC é a sigla para custo por clique. Em poucas palavras, custo por clique é uma métrica utilizada em diferentes plataformas de publicidade para criar uma estimativa entre a cobrança e o desempenho dos anúncios pagos, o CPC representa o valor que o anunciante pagará por cada clique em seu anúncio.
O grande objetivo do custo por clique, é transformar os esforços em publicidade patrocinada em números totalmente mensuráveis, por esse motivo, além de outros pontos como a otimização de sites, essa métrica tornou-se extremamente comum dentro das melhores estratégias de marketing digital.
O Google Ads foi o principal responsável por tornar esse termo extremamente popular, foi a partir da utilização da métrica em sua plataforma que o CPC tornou-se muito falado em todo o universo do marketing.
Seja no Google Ads, Facebook Ads, Youtube ou em outras plataformas, através do CPC, o anunciante paga somente quando o usuário clica no anúncio.
O que é CPC máximo, real e médio?
As plataformas de publicidade realizam campanhas de lances de CPC para definir fatores como a exibição, o rankeamento e principalmente os custos dos anúncios patrocinados.
Essas campanhas acontecem através de uma espécie de leilão virtual, em que as empresas oferecem lances por uma determinada palavra-chave.
Quanto mais a palavra-chave for procurada, maior será o lance e ainda mais concorrido será o rankeamento. Durante esse processo, os termos CPC máximo, real e médio referem-se ao lance oferecido pelos anunciantes. Entenda o que cada um significa:
CPC máximo
Como o próprio nome diz, o CPC máximo refere-se ao preço máximo que os anunciantes estão dispostos a pagar por um clique em seu anúncio patrocinado.
CPC real
Por outro lado, o CPC real é o valor final cobrado pelo clique. Geralmente ele costuma ser um valor bem menor do que o CPC máximo.
CPC médio
O CPC médio, por sua vez, refere-se ao preço médio cobrado pelos cliques durante a campanha, isso ocorre porque durante o leilão os lances costumam variar.
