CISP de Penedo, onde funciona a Delegacia Regional da 7ª região - Foto: arquivo
O número de vítimas do chamado “golpe do falso advogado” tem aumentado de forma preocupante na área da Delegacia Regional de Penedo. O alerta foi feito pelo delegado Rodrigo Missano, que gravou um vídeo para orientar a população sobre como identificar e evitar esse tipo de crime, cada vez mais recorrente no município e região.
Segundo o delegado, criminosos se passam por advogados ou advogadas e entram em contato com pessoas que possuem processos em andamento, alegando que há valores a serem recebidos mediante o pagamento de taxas para liberação de alvarás. Muitas vítimas, acreditando na falsa informação, acabam transferindo quantias via Pix para contas de terceiros.
Rodrigo Missano ressaltou que nunca haverá pedidos de urgência para transferências financeiras ligadas a processos judiciais e reforçou a importância de verificar sempre o beneficiário antes de realizar qualquer transação. Ele orientou que as pessoas procurem seus advogados de confiança antes de efetuar pagamentos suspeitos.
Como medida de prevenção, o delegado destacou ainda a prática da chamada “autenticidade reversa”, que consiste em interromper a comunicação quando abordado por supostas instituições financeiras e, em seguida, buscar contato pelos canais oficiais da entidade para confirmar a veracidade da informação.
Por fim, a Delegacia Regional de Penedo orienta que qualquer pessoa que tenha sido vítima desse ou de outros golpes registre a ocorrência, permitindo que os responsáveis sejam investigados e punidos, além de possibilitar que as vítimas busquem reparação.
Veja o vídeo:
