×

Esporte

Gol mais bonito da carreira do Rei Pelé faz 53 anos

Fotógrafo Zezinho Herrera captou o exato momento do gol mais bonito do Rei

Foi na tarde de um sábado no acanhado estádio da Rua Javari que o Rei Pelé marcou aquele que ele próprio considera o gol mais bonito de sua magistral carreira. Essa verdadeira obra de arte foi pintada no dia 02/08/1959, na vitória do Santos pelo placar de 4 a 0 diante do Clube Atlético Juventus, em partida válida pelo Campeonato Paulista.

Esse gol épico foi o de nº quatro da goleada santista na qual o ponta-direita Dorval marcou um dos gols sendo que o Rei que marcou mais dois. O Santos formou nessa partida inesquecível com Manga; Pavão e Mourão; Ramiro Formiga e Zito; Dorval, Jair Rosa Pinto Pinto, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico era Luis Alonso, o Lula.

O tento da goleada aconteceu aos 42 minutos da etapa final. A jogada começou na intermediária juventina, com o Rei recebendo a bola do centroavante Coutinho e partindo em direção à área adversária num rapidez incrível. O Rei deu três chapéus nos incrédulos juventinos. Nessa ordem, o primeiro a ser chapelado foi Homero, o segundo premiado foi Clóvis e o terceiro contemplado foi o goleiro Mão de Onça, que viu, caído da poça de lama, o Rei cabecear a bola em direção ao gol sem que a mesma tocasse no chão.