Gol francês foi irregular
As últimas vagas na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, foram fechadas nesta quarta-feira: Argélia, Eslovênia, França, Grécia e Portugal garantiram suas classificações ao torneio com placares apertados, em jogos bastante disputados pela repescagem das Eliminatórias, e se juntam a equipes como Alemanha, Argentina, Brasil e Itália, campeões mundiais que também ao torneio.
De todos os jogos desta quarta, o mais complicado e sofrido foi o da França. A campeã mundial de 1998 e algoz dos brasileiros no último Mundial, na Alemanha, passou ao segurar o 1 a 1 com a Irlanda na prorrogação, aproveitando a vantagem que tinha na disputa pela vaga. O problema é que o gol do time francês, marcado por Gallas, foi irregular – Henry, que lhe passou a bola, a dominou com a mão no lance.
Já a Eslovênia fez o dever de casa para se garantir em sua segunda Copa do Mundo, na breve história do país, criado em 1991, com a dissolução da Iugoslávia. Na cidade de Maribor, os eslovenos receberem a Rússia precisando da vitória, após perderem o primeiro confronto pela repescagem por 2 a 1. Os anfitriões então venceram por 1 a 0 e se classificaram pelo gol marcado fora de casa.
Na partida em Zenica, mesmo sem contar com Cristiano Ronaldo e Deco, a seleção de Portugal conquistou vaga na Copa ao derrotarem a Bósnia-Herzegovina por 1 a 0, gol de Raul Meirelles. Os portugueses já tinham vencido a partida de ida, em casa, também por 1 a 0. Com o resultado, a equipe participará de sua quinta Copa – também estiveram em 1966, 1986, 2002 e 2006, quando ficaram na quarta colocação sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari.
Já a Eslovênia (pela segunda vez em um Mundial – foi ao de 2002) protagonizou a grande zebra da repescagem europeia ao vencer a Rússia por 1 a 0 em Maribor, na segunda partida da repescagem – tinham perdido por 2 a 1 no jogo de ida e valeu, como desempate, o gol marcado fora de casa.
ÁFRICA
A Argélia conquistou a última vaga dos africanos ao vencer o jogo desempate contra o Egito por 1 a 0, em campo neutro – Omdurman, no Sudão. As duas seleções terminaram o Grupo 3 da competição empatadas com 13 pontos e com o mesmo saldo de gols. No último fim de semana, os egípcios levaram a melhor sobre os argelinos no Cairo, por 2 a 0, com um gol nos acréscimos, e forçaram a realização da partida extra.
Só falta uma vaga em disputa, e será definida ainda nesta quarta-feira, entre Uruguai x Honduras.
