O Gás Natural Veicular (GNV) é conhecido, entre vários benefícios, por ser um combustível “amigo” do meio ambiente desde a produção até o uso, principalmente por aqueles que prezam por um estilo de vida mais sustentável. A conversão de carros movidos à gasolina e etanol para o GNV tem ganhado cada dia mais adeptos devido a essa característica aliada à economia gerada a quem o utiliza. Mas por qual motivo o gás natural é menos poluente?
Composto por hidrogênio e carbono, o GNV é uma fonte de energia fóssil de ligações simples e leves, reduzindo a produção de CO², o maior poluente da atualidade, sendo essa uma das razões de ser chamado de “limpo”. Por esse mesmo motivo, o gás natural é mais sustentável até em sua produção, uma vez que seu transporte é feito por gasodutos ou caminhonetes (no caso do Gás Natural Comprimido, os quais utilizam o próprio GNV)0.
Além disso, a tecnologia atual do GNV é baseada principalmente em motores de ignição por faísca, o que leva a uma vantagem adicional, que é a redução de ruído. Graças ao ciclo Otto (admissão, compressão, combustão e escape), as aplicações de GNV oferecem menos ruído de combustão, ou seja, menos vibrações e operações suaves. Quando comparado ao Diesel, por exemplo, a redução de ruído pode chegar até 50%. Por essas razões, o Gás Natural Veicular é mais vantajoso também quando se trata da questão ambiental.
Segundo Fabio Sousa, gerente comercial da Algás, atualmente em Alagoas existem cerca de 25 mil usuários de GNV, representando cerca de 6% da frota de veículos leves, que estão diariamente usufruindo das vantagens do GNV, principalmente da economia que está na casa dos 40%, agredindo menos no meio ambiente.
Entre os benefícios que o GNV oferece estão a diminuição da chance de corrosão e ocorrência de danos às peças; eficiência energética que leva economia na quilometragem, sistema sempre limpo e desconto no IPVA.
A tecnologia usada em veículos a gás natural é confiável e, quando feita em convertedoras homologadas, não é necessário se preocupar, pois os benefícios são muitos e o planeta agradece.
De acordo com o site MegaWhat, que o GNC é o gás natural comprimido a uma pressão de 250 bar, o que reduz seu volume em até 270 vezes e armazenado em cilindros ou esferas sob uma pressão de 20–25 MPa (2,900–3,600 psi).
O GNC é vantajoso para indústrias e plantas de processamento localizadas longe dos gasodutos tradicionais, ajudando a fomentar novos mercados e demandas pelo gás natural. Além do uso industrial, o GNC é usado no Brasil, assim como em diversos países de todo o mundo, como GNV, combustível para a frota automotiva.