×

Maceió

Giro dos Folguedos: Maceió Verão leva grupos folclóricos à orla neste domingo

Dessa vez, serão cinco tablados montados ao longo do calçadão da Ponta Verde

Os folguedos populares também terão espaço garantido dentro da programação do Verão Maceió 2014, realizado pela Prefeitura Municipal de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Dentro da programação do Festival, os domingos de janeiro serão dedicados ao projeto Giro dos Folguedos.

A quinta edição do Giro acontece neste domingo (05), e terá apresentação dos folguedos Negras da Costa, Pastoril Estrela de Belém, Coco-de-roda Xique-xique e Fandango do Pontal. A Ponta Verde receberá também o Guerreiro Vencedor Alagoano, o Bumba Meu Boi Bumbá Alagoano, Maculelê Yá Capoeira, Guerreiro São Pedro Alagoano, Quilombo de Limoeiro e a grande novidade: a Escola de Samba Gaviões da Pajuçara.

Dessa vez, serão cinco tablados montados ao longo do calçadão da Ponta Verde onde os grupos se apresentarão nos domingos 05, 12, 19 e 26 de janeiro, sempre a partir das 16h.

Segundo o diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, o diferencial desta edição é a inclusão das escolas de samba na programação. “Cada semana teremos uma escola de samba diferente dando uma mostra da produção que está sendo ensaiada para os desfiles no Carnaval 2014 de Maceió”, diz.

No ano de 2013 foram realizadas quatro edições do projeto. A primeira, aconteceu no mês de janeiro, na Pajuçara. A segunda foi alusiva ao Mês da Mulher e aconteceu em março, no Centro. Já a terceira edição foi especial pela passagem do mês de agosto, dedicado às Tradições Populares e foi realizada nos bairros do Centro, Pajuçara, Ponta Verde, Benedito Bentes, Osman Loureiro, Jacintinho e Ponta Grossa. Em outubro, voltada ao Mês da Criança, a quarta edição aconteceu na Ponta Verde.

O Projeto

O Giro dos Folguedos tem como principal objetivo divulgar e incentivar a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo de uma rua, praça ou calçadão.