×

Maceió

Giro dos Folguedos leva cultura popular para a orla de Maceió

A orla de Maceió encanta turistas e moradores da capital. Ornada por um mar calmo, ela atraiu, na tarde deste sábado (10), os olhares de quem passava pelo local. De longe, o espetáculo já se destacava em meio a tanta beleza. Trata-se de mais uma edição do Projeto Giro de Folguedos, uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com parceria da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Na tarde deste sábado (10), 15 palcos montados da Pajuçara até a Ponta Verde até a Jatiúca recebem 30 atrações culturais.

Grupos alagoanos de guerreiros, afoxés, maracatus, baianas, cocos de roda, bumba meu boi e fandango são as atrações que encantaram pela cor, ritmo, detalhes, passos, batuques e cantigas. Segundo Vinicius Palmeira, presidente da FMAC, o Giro de Folguedos apresenta um formato mais dinâmico das tradições populares.

“Os folguedos se apresentam alternadamente em cinco palcos distintos, a cada conjunto de cincos palcos, dez grupos – cinco grupos em uma extremidade, cinco grupos na outra extremidade. E aí, eles vão se passando, em cortejo uns pelos outros, produzindo um movimento de alta beleza”, destacou Vinicius.

Segundo informou o diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, as apresentações fortalecem o compromisso de divulgar a cultura alagoana para turistas e moradores da capital. “Os grupos são de bairros diferentes. Cada manifestação traduz valores que são transmitidos de geração em geração e precisam ser conhecidos por todos. É a nossa identidade”, afirmou ele.

O vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira, prestigiou as apresentações e reforçou que a cultura popular de Maceió é um bem de todos os cidadãos. “São em momentos como este que temos que nos reconhecer como um povo de uma cultura popular riquíssima”, destacou Marcelo.

Para Helenice Carvalho, turista do Rio de Janeiro, os espetáculos são um grande atrativo para aproximar a cultura local a quem vem de fora de Alagoas. Com o neto Vicente nos braços, ela avaliou de maneira positiva a proposta da Prefeitura de levar grupos folclóricos para a orla, um ponto de grande movimentação da cidade.

“Conhecer Maceió e, mais do que isso, sentir a interpretação dos grupos culturais de Alagoas é uma experiência que eu e minha família vamos levar conosco”, destacou Helenice.

Entre as atrações especiais que se apresentaram estão o ‘Mané do Rosário’, de Coruripe, a ‘Nega da Costa’, de Quebrangulo, as ‘Cambidas’, de Porto de Pedras, as ‘Destaladeiras de Fumo’, de Arapiraca, o ‘Reisado do Mestre Duda’, de Arapiraca, e o ‘Quilombo’, de Limoeiro de Anadia.

Próximas apresentações
Ainda de acordo com ele, a equipe da Fundação Cultural está se preparando para outras apresentações pela cidade. “Percebemos o quanto o maceioense se vê na manifestação cultural”, disse Vinicius. No próximo dia 24, a orla volta a ser palco do Giro dos Folguedos com a apresentação de grupos folclóricos. Mas até lá, será possível assistir a performances em pontos da cidades.

Nos dias 14 e 21 de agosto apresentações, como parte também da comemoração do Mês das Tradições Populares, acontecem na Rua Senador Mendonça, entre a Praça Deodoro e a Praça Dom Pedro II, no Centro. No dia 17, os bairros Benedito Bentes e Osman Loureiro têm espaço cultural garantido e no dia 31, a Ponta Grossa e o Jacintinho recebem as atrações culturais.