×

Cultura

Giro dos Folguedos é tema do Munguzá Cultural da Ufal

O projeto Giro dos Folguedos, desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), é tema da edição deste mês de agosto do projeto Munguzá Cultural, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O debate sobre o tema será precedido de palestra ministrada pelo diretor de Produção Cultural da FMAC, Keyler Simões, nesta quarta-feira (20), às 19h, na Sala Óculos, dentro da programação do II Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá.

A partir do tema “O projeto Giro dos Folguedos e as culturas populares tradicionais de Alagoas”, Keyler Simões discorrerá sobre a importância da ação para a manutenção dos grupos culturais tradicionais da cidade em atividade. O diretor fará ainda um balanço do projeto que foi implementado pela Fundação desde janeiro de 2013 e já está na sexta edição.

Após a palestra, o tradicional munguzá será servido no espaço de lançamento de livros da Edufal, onde será realizado o lançamento do Livro de Théo Brandão “Trovas Populares de Alagoas”, em segunda edição pela Edufal (primeira edição ocorreu em 1951).

O projeto Munguzá Cultural faz parte do programa Museu em Movimento, do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Ufal, e tem como meta a discussão de assuntos relacionados à cultura popular. A ação é sempre gratuita, com coordenação do professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, Bruno Cesar Cavalcanti.

Giro dos Folguedos

Neste mês de agosto, quando é comemorado o Dia do Folclore, o Giro dos Folguedos ocorre na orla da Pajuçara e em formato inédito na orla lagunar do Pontal da Barra. As apresentações foram iniciadas no dia 16 de agosto, com exibições de dez grupos na Pajuçara. Dia 23, a ação se repete na orla marítima da Pajuçara, a partir das 15h30. E no dia 30, os grupos fazem as exibições em escunas na orla lagunar do bairro do Pontal.

FMAC no Caiite

Na manhã desta terça-feira (19) foi o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, quem marcou presença no II Caiite. Com formação em Economia e pós-graduação em Planejamento Governamental, ele pontuou as experiências de trabalho na Mesa Redonda com tema “O Esporte e o Lazer voltados para a Comunidade: O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e sua função social”.

A atividade foi conduzida durante toda a manhã, na sala Hereditariedade, e contou ainda com a participação do pró-reitor de Extensão da Ufal, Eduardo Lira, da coordenadora do PELC, Maria Aparecida Mendes; e das especialistas Andrea Alfama e Maria Cícera de Oliveira.