×

Maceió

Giro dos Folguedos de verão chega ao último dia de apresentações

A edição deste verão 2015 do projeto Giro dos Folguedos chega ao último dia de apresentações neste domingo (25), às 16h. Durante todo o mês de janeiro, diversos grupos de cultura popular preencheram as tardes de domingo com muita dança, alegria e cor, empolgando maceioenses e visitantes que acompanharam a programação na orla de Maceió.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas.

Em sua 8ª edição, o Giro dos Folguedos se reafirma como importante vitrine para a cultura popular produzida em Maceió. A ação contribui para a formação de platéia para os folguedos e as danças populares, além de despertar nos jovens o interesse pelas manifestações.

Para o diretor de Produção Cultural da Fmac, Keyler Simões, é possível perceber mudanças nas apresentações se lembrarmos das primeiras exibições realizadas janeiro de 2013. Segundo ele, a presença de jovens e até mesmo crianças nos grupos certamente está ligada ao orgulho e ao sentimento de pertencimento que o contato com o público desperta nos brincantes.

O coordenador do Grupo Folclórico Ganga Zumba, Carlos Gilberto dos Santos Nascimento, diz que o Giro dos Folguedos sempre deixa saudades quando termina. “É muito importante participar de mais uma edição do Giro dos Folguedos. Além de prazeroso, o projeto permite que a gente divulgue nosso trabalho e coloque nossa cultura em evidência para todo o Brasil, já que no verão recebemos visitantes de cidades do país inteiro”, afirma.

Programação

Neste domingo, as apresentações seguem ao longo da Rua Fechada, na Ponta Verde, no trecho do estacionamento do Antigo Alagoinhas até o Largo dos Sete Coqueiros.

Participam das apresentações os grupos: Taieiras Alagoanas, Guerreiro São Pedro Alagoano, Fandango do Pontal, Grupo Ganga Zumba, Boi Águia de Ouro, Maracatu do Grupo Folclórico Pedro Teixeira, Negras da Costa da Associação Folclórica Pedro Teixeira, Maracatu Baque Alagoano, Guerreiro Mensageiros de Padre Cícero e Maculelê Yá Capoeira.