×

Alagoas

Ginastas da rede pública encantam público com apresentações artísticas

Uma tarde de beleza, graciosidade e acrobacias. Assim foi a primeira edição do Festival de Ginástica das Escolas Públicas Cleonice de Barros, realizado esta semana, no Cepa. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento teve a participação de 150 alunas.

A cada apresentação, um show de talento, beleza, graciosidade e acrobacias. As escolas Rosalvo Lobo, Bom Conselho e Alfredo Gaspar de Mendonça trouxeram uma mistura de ritmos, que incluiu jazz, samba, chorinho e música clássica.

A equipe da Escola Salete Gusmão de Araújo arrancou aplausos com uma coreografia inspirada no cancan, tradicional dança francesa, enquanto a equipe do Cepa, levantou o público ao som da salsa pop de Rick Martin. Todas as unidades também tiveram ginastas em apresentações individuais nos aparelhos arco, bola, maças e fita, além da modalidade mãos livres.

O evento contou ainda com apresentações da ginasta Maria Eduarda Arakaki, do Colégio Marista, eleita a melhor de Alagoas em 2016 e da equipe do Sesi. Outra atração que encantou o público foi a dupla Anísio Silva e Raquel Santos, que apresentou uma coreografia circense que já percorreu a Europa.

A organizadora do festival, Janete Marques, destacou a importância do evento e agradeceu o empenho das professoras que promovem a ginástica rítmica nas escolas estaduais. “O que vemos hoje é o resultado do empenho de cada uma destas professoras, que, com muita paixão e dedicação, realizam este trabalho”, afirmou.

Representante da Seduc no evento, a superintendente da Rede Estadual Maridalva Campos declarou ser uma entusiasta da modalidade, já que sua filha também foi ginasta.

“Estou muito feliz de estar aqui, pois já vivi esta mesma emoção como mãe. Todas as meninas estão de parabéns e, no ano que vem, espero ver todas no Jeal”, falou.

A gerente da 13ª Gere, Mônica Sarmento, elogiou a beleza das coreografias. “Estão todas belíssimas e honram o legado da professora Cleonice, que dá nome a este mesmo espaço onde estamos”.

Emoção

Na plateia não havia expectadora mais empolgada do que a grande homenageada do dia, a professora Cleonice de Barros, pioneira da ginástica rítmica em Alagoas. A educadora fez questão de acompanhar e aplaudir cada apresentação e, ao ver a equipe do Cepa, onde lecionou por 30 anos e formou equipes campeãs, quebrou o protocolo e fez questão de abraçar e tirar fotos com as ginastas.

“Amo o Cepa e amo a ginástica rítmica. Toda vez que venho aqui me renovo, pois aqui só tem amor. O Cepa é o meu pedacinho do céu”, afirmou.