Ginário está completamente destruído
Descaso, abandono e promessas não cumpridas. Assim pode ser definida a situação em que se encontra o Ginásio de Esportes Padre Manoel Vieira, anexo a Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, a maior unidade de ensino da rede estadual em Penedo. O local que há muito sediou os Jogos Estudantis da Primavera, teve suspensa em 2009 a realização do torneio que reíne escolas públicas e particulares do município por conta dos riscos que o ginásio oferece aos que ainda se atrevem a usar a quadra comprometida e permanecer sob o teto que já não é confiável.
Os banheiros e os vestiários que durante muito tempo foram modelo para os demais ginásios estaduais de Alagoas encontram-se completamente destruídos, tornando-se um retrato fiel do descaso que a estrutura sofre, mesmo tendo recebido a promessa dos secretário adjunto de educação e esportes à época, Jorge VI, que em entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz), afirmou que as medidas legais estavam sendo adotadas para que a reforma do ginásio começasse ainda em 2010.
A promessa de reformar o ginásio Padre Manoel Vieira, ainda em 2010, também foi corroborada pelo Secretário de Estado de Educação, Rogério Teófilo, que reforçou a promessa de reformar o complexo poliesportivo. A declaração foi feita durante a emancipação política do município de Coruripe, comemorada com diversas inaugurações no mês de maio deste ano.
Na ocasião o governador Teotônio Vilela Filho inaugurou o Centro de Educação Profissional Maria Alice Beltrão de Castro, primeiro Centro de capacitação da região Sul do Estado, que deve atender a estudantes de toda a região para que a oferta de empregos encontre mão de obra capacitada na própria cidade. Contrastando com o novo prédio do Centro de Educação Profissional, um ginásio poliesportivo também completamente abandonado servia apenas de abrigo para sem tetos na frente do prédio recém inaugurado.
Na ocasião, em entrevista a Penedo FM o governador Teotônio Vilela Filho também afirmou que a ordem de serviço para a reforma dos ginásios, tanto de Coruripe como o de Penedo, estariam em breve sendo assinadas e os jovens voltariam a ter os espaços reformados, aptos a receber eventos esportivos que deixaram de sediar pela falta de condições para realização de qualquer modalidade esportiva devido as péssimas condições.
Na lateral direita do prédio situado em Penedo, um enorme buraco foi aberto na parede dando acesso a parte baixa das arquibancadas do ginásio. De acordo com as informações de moradores e estudantes, o local tem sido usado por viciados para o consumo de entorpecentes em plena luz do dia. Diversos preservativos usados também podem ser vistos em toda área externa do ginásio, levando a crer que o local se transformou num grande motel ao ar livre.
Enquanto a prometida reforma não sai do papel, a comunidade ainda paga uma pequena taxa para usar a precária quadra do ginásio Padre Manoel Vieira que por enquanto continua sendo esquecido pelo Governo do Estado.
