×

Penedo

Ginásio do CAIC é interditado e pode desabar a qualquer momento

Há quase 20 anos, prédio da escola não é submetido à reforma

Depois de interditar a Escola Estadual Hermílio de Freitas Melro, o 6º Grupamento de Corpo de Bombeiros proibiu o uso da quadra poliesportiva da Escola Estadual Professora Ruth Mendonça, antigo CAIC de Penedo. A decisão foi tomada em comum acordo com técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura, que após receberem inúmeros documentos sobre a situação do ginásio da escola resolveram conferir a informação.

Apesar de o prédio esta há quase 20 anos sem ser submetido a um processo de reforma, as instalações da escola estão conservadas, mas em compensação o ginásio encontra-se completamente deteriorado, colocando em risco a vida de estudantes e até mesmo de pessoas da comunidade que sem entender o perigo invadem o local e agem como se estivessem em segurança.

O diretor da instituição de ensino, professor Carlos Ezequiel Costa Nunes, no início do ano voltou a cobrar uma posição do Estado para com a escola. Em um documento enviado ao Secretário Estadual de Educação, o penedense Adriano Soares, o responsável pela escola informou à autoridade competente o risco iminente de uma tragédia de grandes proporções.

“A cobertura da quadra esportiva está totalmente deteriorada e apresenta evidentes sinais de desabamento. Suas bases estão comprometidas pela ferrugem e já não oferecem nenhuma resistência à ação de vendavais mais violento. Por ocasião de chuvas, notamos que há inúmeras infiltrações pelo telhado, agravando ainda mais a corrosão de suas estruturas. A instalação elétrica está danificada e o contato com a água proveniente das infiltrações ocasiona pequenos curtos que podem provocar descargas elétricas, visto que toda a estrutura do ginásio é metálica”, declarou o diretor em um trecho do relatório.

Jovens invadem quadra para usar drogas

(Cortesia) - aquiacontece.com.br

Os problemas na estrutura do ginásio são apenas um dos males que tem dificultado a vida daqueles que trabalham e estudam na escola. A não existência de proteção no entorno da quadra faz com que jovens e até mesmo crianças invadam o espaço para praticar ilícitos como o tráfico de drogas, por exemplo. “Eles entram na quadra, usam drogas, e ainda ficam ameaçando a gente. Às vezes temos até medo, pois eles ficam com raiva quando olhamos. Era bom que a polícia ou alguém fizesse alguma coisa para nos ajudar. Até na sala de aula eles jogam pedras”, desabafou um aluno da escola que pediu para não ter o nome revelado.

A presença de outras pessoas na quadra não é permitida pela escola. Prova disso é que tanto o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), quanto a Polícia Civil lotada na Delegacia Regional de Penedo já foram informadas sobre brigas e a presença de jovens com drogas no ginásio, que deveria servir apenas para a prática esportiva, mas devido ao abandono por parte do estado encontra-se servindo a malfeitores que contribuem para a degradação do espaço com a prática de vandalismo.

Os problemas na quadra podem estar refletindo também no número de matrículas. Apesar da instituição ter o melhor índice no último IDEB (séries finais), dentre todas as escolas da 9ª CRE, o número de alunos matriculados caiu, significativamente. “Nosso número de matrículas vem caindo ano após ano e ao indagarmos aos pais sobre o assunto, os mesmo justificam a falta de segurança em relação a estrutura física do ginásio e a presença de traficantes e usuários no entorno da escola, como causa, lamentavelmente”, complementou Carlos Ezequiel.
“Obras emergenciais”
Quando a equipe técnica do Estado visitou a escola e pôde constatar as precárias condições do ginásio informou aos presentes que no momento nada poderia ser feito, uma vez que o Governo de Alagoas está autorizando apenas reformas emergenciais, não sendo o caso da quadra da escola, na opinião do engenheiro responsável pelo laudo.
Fellype Barreto - aquiacontece.com.br
A Coordenadora da 9ª CRE está por dentro da situação e tem buscado junto com a direção da escola uma solução para o problema. Além da reforma da quadra, Cleide Cerqueira pleiteia também mais segurança para a escola com o objetivo de evitar que os alunos sofram qualquer tipo de violência, seja ela física ou psicológica. “A Coordenadora está nos dando total apoio. Vamos juntos tentar implantar segurança armada na escola”, finalizou Ezequiel.
O uso da quadra permanece proibido até que os problemas sejam sanados. O 11º BPM intensificará as rondas pelo local para evitar a presença de pessoas não autorizada na quadra.