Professor Manuel Mira Godinho apresenta modelo de desenvolvimento de indicadores de inovação executados em Portugal
Gestores da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e representantes do setor produtivo local e da academia conheceram o modelo de desenvolvimento de indicadores de inovação executados em Portugal, na última quinta-feira (25). As informações foram apresentadas pelo professor Manuel Mira Godinho, um dos especialistas mais experiente do Sistema Português de Inovação, contato realizado durante a viagem feita a Portugal pela equipe técnica da Secti e vários parceiros há dois meses.
O especialista português iniciou apresentando a evolução que o processo de identificação de indicadores na área de inovação vem avançando na Europa desde os anos 60 até atingir ao momento de reunir uma lista de critérios padrão. Dentre esses, Mira Godinho citou os números de publicações, pedidos de patentes – “fronteira entre invenção e inovação” -, e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Atenção também deve ter o gestor ou entidade que desenvolvem pesquisas em inovação, defende o especialista português, nas características dos sistemas de indicadores como comparação temporal e territorial com outros países; coerência conceitual, utilizando a sensatez; pertinência e relevância; além da finalidade, observando o monitoramento de forma política ou a mobilização de atores – a comunicação.
Para Manuel Mira Godinho, o processo de desenvolvimento do sistema de indicadores pode ser um motivo de mobilização da sociedade organizada para discutir o sistema de inovação local, integrando diferentes atores de inovação.
“O Sistema de Indicadores deve promover um referencial de medida de inovação e expor com periodicidade. É uma questão política importante, não somente estatística”, enfatizou Mira.
O secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurilho Alves, destacou a satisfação pela integração de conhecimento entre os dois países e como as ações da Secti estão alinhadas com as instituições parceiras locais.
“Estou bastante contente com o que está sendo feito no Estado de Alagoas nessa área de inovação. Eu tenho certeza que Alagoas está no caminho certo”, afirmou Maurilho Alves.
Acompanhando as explicações do especialista português, a diretora técnica do Sebrae, Renata Fonseca, destacou que a inovação é uma pauta que tem mobilizado pessoas em Alagoas e entidades. Como diretora do Sebrae, considera importantíssimo a sensibilização dos empresários de micro e pequena empresas com o tema inovação.
O Sebrae Alagoas está em plena execução do projeto Agente Local de Inovação (ALI) com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a promoção da inovação nas pequenas empresas. O Projeto teve início nos primeiros meses deste ano e encerra em dezembro de 2012, com o envolvimento de mil empresas alagoanas. Uma das propostas do projeto é trabalhar a quebra de cultura onde o empresário de empresa de pequeno porte entenda a necessidade da inovação.
O professor Mira Godinho também pode conhecer as ações desenvolvidas na área de inovação em Alagoas. A coordenadora do Sistema Regional de Inovação (SRI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/Fiea), Eliana Sá, apresentou o funcionamento do Sistema em Alagoas, sendo um projeto piloto da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que possui a missão de reunir as diversas instituições, ações e programas já em execução na área de inovação em Alagoas, focando as iniciativas e garantindo resultados concretos. “Alagoas é tida como melhor governança entre os estados desse projeto, pois consegue reunir e mobilizar importantes instituições nessa área”, disse Eliana Sá.
O SRI reúne os seguintes parceiros estaduais: Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secti); Secretaria do Planejamento (Seplande); Agência de Fomento de Alagoas (Afal); Cesmac; Embrapa; Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas (Fapeal); Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea/IEL/Senai/Sesi); Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Movimento Alagoas Competitivo (Mac); Rede de Incubadoras; Rede Metrológica; Sebrae Alagoas; Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Após as apresentações os participantes compartilharam conceitos e outros indicadores relevantes para o Sistema de Inovação de Alagoas, além, de garantir a integração a partir de agora com o especialista português Mira Godinho que confirmou a parceria com o Estado de Alagoas.
