Gestores de secretarias estaduais e dos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares integrantes do Plano Juventude Viva se reuniram na tarde desta quinta-feira (12) com a coordenadora nacional do Plano Juventude Viva pela Secretaria Nacional da Juventude, Fernanda Papa. No encontro, que aconteceu no miniauditório do Palácio Floriano Peixoto, foi iniciado o balanço de um ano de lançamento do Juventude Viva em Alagoas.
Ao destacar que no próximo dia 27 se comemora o primeiro ano de lançamento do plano em Alagoas, Fernanda Papa, agradeceu a parceria do Governo do Estado em ajudar na convocatória para os quatro municípios prioritários do plano Juventude. “Foi a partir dessa data em 2012 que as ações do plano começaram a ser trabalhadas. É um processo que envolve muita tramitação e elaboração de projetos, editais, convênios”, ressaltou.
Durante a reunião, a representante do governo federal informou que na próxima semana a consultora da Secretaria Nacional da Juventude para o Plano Juventude Viva, Andreia Macedo, vem a Alagoas captar das pessoas que estão na coordenação nos quatro municípios, o que mudou na vida da juventude nesse período. Ela fará visita técnica aos municípios.
“A gente sabe que um ano ainda é um período pequeno para a gente avaliar e falar que tem resultados. Mas tomamos conhecimento do alinhamento do programa Saúde na Escola com o Juventude Viva com gestores dos quatro municípios e do Governo do Estado. Outros meios foram o Vivajovem.com em execução e adesão do Governo de Alagoas ao Projovem Urbano, o Estação da Juventude que está em fase de licitação pela Superintendência da Juventude da Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos”, destacou, lembrando que a ideia é anunciar, durante o balanço, a entrada dos municípios de Rio Largo e São Miguel dos Campos na estratégia de prioridades do plano.
Para a secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, os quatro municípios estão seguindo bem suas agendas de trabalho montando equipe e preparando projetos. “Claro, cada um com suas dificuldades. No âmbito do Estado algumas secretarias já receberam recursos e começaram a executar projetos. Esperamos que os municípios consigam nestes meses executar os projetos mais rapidamente para conseguir melhores resultados na questão da vulnerabilidade de jovens”, assinalou.
Dinâmica
No encontro, os gestores discutiram pontos que moveram a realidade alagoana concreta e simbolicamente tendo como base os quatro eixos do plano: Desconstrução da Cultura de Violência ; Inclusão, Emancipação e Garantia de direitos; Transformação de territórios; e Aperfeiçoamento institucional. A reunião contou ainda com a participação do coordenador executivo do Plano, Efraim Neto, e da superintendente de Promoção de Políticas para Juventude, Ana Maria.
