Diretores e coordenadores de escolas da rede estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira (15), de capacitação para operacionalizar o sistema que vai matricular alunos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O treinamento, realizado no auditório do Senai Poço, foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE/AL) com a presença de representantes das instituições parceiras.
Os estudantes devidamente matriculados nas unidades de ensino da rede estadual têm até o dia 30 de junho para realizar a pré-matrícula. Para se inscrever, o interessado deve procurar sua escola e optar por um dos cursos técnicos ou de formação ofertados pelas instituições parceiras.
Após a realização da pré-matrícula, o estudante da rede pública estadual deve realizar a matrícula na instituição onde será realizada o curso. Para isso, deve estar munido de declaração de que é matriculado na escola estadual; comprovante da pré-matrícula, CPF ou CPF da mãe (para o menor de idade).
A superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Valéria Barros, afirma que todas as escolas estão preparadas para receber as demandas para o Pronatec, mesmo aquelas que ainda não iniciaram o ano letivo.
“A Secretaria de Educação está articulando uma chamada pública para convocar todos os estudantes do Ensino Médio a se inscreverem. É uma oportunidade excelente para que esses jovens se qualifiquem e se preparem para o mercado de trabalho”, enfatiza a superintendente.
Cursos técnicos e qualificação
Os alunos terão a oportunidade de se capacitar nas mais diversas áreas, desde padeiro e confeiteiro a operador de computador e impressor offset. Os cursos se dividem em dois níveis: os técnicos, com carga horária de 1.200 horas, e os cursos de formação, com carga horária de 200 horas.
O Pronatec ofertará 14 mil vagas distribuídas nos 244 cursos de diversos eixos educacionais como construção civil, informática, saúde, gestão e logística entre outros para a capacitação dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio para o mercado de trabalho.
Uma ação do Governo Federal, o Pronatec tem o objetivo de expandir a oferta da Educação Profissional em todo o País. Em Alagoas, o programa é coordenado pela SEE em parceria com Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), instituições responsáveis pela oferta dos cursos.
Ações