×

Alagoas

Gestores e técnicos da Sesau discutem Rede de Assistência à Saúde durante oficina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza mais uma Oficina de Planejamento para discutir a formatação da Rede de Assistência à Saúde do Estado, contemplando serviços de assistência e permitindo que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) seja atendido próximo a cidade que reside.

A ação acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 8h, no Centro Cultural de Marechal Deodoro, e vai reunir gestores e técnicos da I Região de Saúde.

As oficinas estão sendo realizadas desde o início do ano e já ocorreram em nove Regiões de Saúde. Como Maceió está inserida na I Região de Saúde, a gerente de Planejamento, Hilzonete Abreu, afirmou que a metodologia aplicada será a mesma das demais oficinas, mas terá um enfoque maior, devido a capital alagoana receber usuários não só da região, mas de diversos municípios.

Na oficina, os técnicos da Sesau farão uma apresentação como se encontra a Rede de Serviço atualmente e, ainda, sobre o Perfil Epidemiológico. Em um segundo momento, os participantes serão divididos em grupos de discussão sobre os seguintes temas: Planejamento, Controle e Avaliação, Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Gestão e Conselheiros.

“A organização da saúde em redes é a alternativa encontrada para facilitar o acesso dos usuários aos serviços existentes em suas regiões, o que trará uma série de benefícios. O principal deles é assegurar que o atendimento seja realizado em locais próximo ao seu município. Das nove oficinas realizadas até agora, a III e II já pactuaram”, informou Hilzonete Abreu.

Os municípios que integram a I Região de Saúde são Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Flexeiras, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.
registrado em: Saúde