×

Sergipe

Gestores do Piauí conhecem projetos do Colégio Estadual Barão de Mauá

Sucesso de projetos educacionais depende da parceria

“Vamos trocar experiências e conhecer projetos vencedores de colégios de Sergipe”. Ao pronunciar essa frase, a professora Maria do Carmo, da gerência de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, reconheceu a importância de compartilhar ideias e iniciativas que elevam o ensino da rede pública. Um grupo de 11 pessoas, entre professores e gestores premiados na iniciativa ‘Educadores do Brasil/2015’, esteve na tarde desta terça-feira, 5, visitando as instalações do Colégio Estadual Barão de Mauá: 3º colocado no Prêmio Estadual de Gestão Escolar em 2008 e 1º colocado em 2012.

“Vamos apresentar os nossos projetos e ações que conquistaram prêmios e são referências no Estado. Iremos compartilhar projetos pedagógicos, trocar ideias e ampliar nossos conhecimentos”, disse a gestora.

Segundo Maria do Carmo, o Estado do Piauí possui 660 colégios estaduais, 44 dos quais funcionam em regime integral. “Embora sejamos um estado bem maior do que Sergipe, as realidades são parecidas”, disse. Ela lembrou que o sucesso de projetos educacionais depende da parceria entre alunos, professores e servidores.

A ex-diretora do Colégio Barão de Mauá, Maria Cristina Santos, disse estar feliz por ter contribuído com a melhoria do ensino público. “Foi muito gratificante para todos nós termos projetos que resultaram em ações que mereceram o reconhecimento de gestores e autoridades”, disse.

Ela relatou ter tido a oportunidade de ir ao Estado de Minas Gerais para conhecer projetos vencedores de escolas estaduais e também nos Estados Unidos da América (EUA). “São experiências marcantes que ficarão para sempre na lembrança do período em que estávamos na direção do Barão de Mauá”, pontuou.

Projetos

O atual diretor do Barão de Mauá, professor Roberto Ribeiro Moura, disse que a comunidade escolar estava feliz por receber professores e gestores do Piauí.

“É muito importante essa troca de experiências. Quando se trabalha com os mesmos objetivos, o resultado tem tudo para ser positivo”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica do Barão de Mauá, Aparecida Nunes, lembrou os projetos vencedores do colégio. Antes da apresentação das ações do Colégio Barão de Mauá os visitantes foram recepcionados com apresentações musicais e danças culturais (Maculelê).

A técnica de Gerência de Gestão Escolar de Sergipe, Fátima Paiva, representou a Seed durante a visita dos gestores do Piauí ao colégio Barão de Mauá.