×

Maceió

Gestores do CEUs se reúnem com líderes comunitários

Membros da Unidade Gestora Local (UGL), do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), se reuniram, nessa terça-feira (27), com líderes comunitários do Conjunto Frei Damião, localizado no Benedito Bentes. Nesse conjunto habitacional está sendo construído o CEUs, que atenderá as famílias da região, especialmente crianças e adolescentes.

O Centro tem o objetivo de integrar em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) também está sendo construída dentro do equipamento.

Segundo a representante da Semas na UGL, Rai Gomes, esse primeiro encontro com líderes comunitários foi para que conheçam o Centro de Artes e Esportes e o serviços que serão ofertados, e possam divulgar para a comunidade. ” Como a gestão será compartilhada entre a Prefeitura e a comunidade, temos que envolvê-los nesse processo. O equipamento é para comunidade. O grupo gestor do Ceus será composto por poder público, representantes da comunidade e de entidades dos territórios”, destacou.

No Conjunto Frei Damião, o prédio, com uma área total 700 m², além do de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) , o espaço contará com biblioteca, sala de teatro e oficinas, espaço multimídia e pista de skate. A unidade terá cinco pavimentos e a obra está orçada em cerca de R$ 2,4 milhões, frutos de um convênio com o Ministério da Cultura.

De acordo com a representante da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (Sedet) na UGL, Iraci Sarmento , o CEUs será um espaço com arte, cultura e esporte para crianças e adolescentes da região para que não estejam nas ruas. “Como um espaço público, todos devem cuidar do local, porque o CEUs é da comunidade” , explicou.

O líder comunitário do Conjunto Carminha, Jalon Lima, ressaltou a importância do novo equipamento para a região do Benedito Bentes. “É muito bom saber que teremos esse local na comunidade. O CEUs oferecerá novas oportunidades para os nossos jovens. Eles terão acesso a cultura e esporte e não ficaram mais ociosos”, disse.

Fazem parte da Unidade Gestora Local do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEUs) representantes das secretaria municipais de Assistência Social (Semas), Infraestrutura (Seminfra), Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária(Semtabes), Segurança Cidadã Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac). Serão também escolhidos representantes da comunidade para gerir o local junto com o poder público.