×

Cultura

Gestores discutem regulamento para Mostra do Teatro Alagoano 2012

Com a finalidade de discutir o regulamento da proposta da realização do Alagoas em Cena – Mostra do Teatro Alagoano de 2012, a Superintendência de Fomento à Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) se reuniu nesta quarta-feira (4) com diretores de teatro e espaços de apresentações culturais de Alagoas.
A Mostra do Teatro deste ano tem como objetivos dar visibilidade aos espetáculos teatrais em Alagoas, intensificar as ações de produção cênica e democratizar o acesso à arte e à cultura. Estiveram presentes para discutir o regulamento da iniciativa da Secult os representantes Alexandre Holanda (Diteal), Mauro Braga (Teatro do Colégio Marista), Júnior Almeida (Teatro Linda Mascarenhas – IZP) e Fabrício Alex (Sesc).

Segundo Jorge Adriani, do Centro Cultural Sesi, uma das propostas da realização da mostra é que cada parceiro do projeto disponibilize o seu palco para otimizar os espaços teatrais que existem em Alagoas. “Além disso, somaremos ideias e uniremos forças para realizar diversas competições, não só a nível municipal, mas estadual, regional e até nacional, impulsionando a qualidade dos trabalhos”, argumenta Adriani.

Dentro da programação, foi definida a realização de apresentações na capital e em sete municípios, integrando três modalidades: Mostra Competitiva, Paralela e Experimental. Na Mostra Competitiva serão apresentadas sete produções que concorrerão aos prêmios de melhor espetáculo, ator e atriz, dramaturgia, figurino, cenografia e iluminação.

Já na Mostra Paralela, concorrerão cinco espetáculos que se apresentam em palcos do interior do Estado. Já na Mostra Experimental, cinco grupos ou artistas irão se apresentar com espetáculos e performances trazendo inovação aos palcos de Maceió.

Além das apresentações, serão realizadas durante a Mostra do Teatro oficinas de intercâmbio e oficinas dirigidas por atores de Maceió. Seminários com discussões temáticas focadas na dramaturgia também farão parte da programação.

Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, destacou a importância da iniciativa. “Como na Mostra de Dança, a das artes cênicas será uma ação mobilizadora entre os atores, e com isso deve se formar uma rede estruturada que possivelmente possa ocupar uma cadeira no Fórum Nacional de Teatro, coordenado pelo Ministério da Cultura”, salienta Osvaldo Viégas.