O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, esteve reunido nesta segunda-feira (5), com os prefeitos e gestores de cultura dos municípios atingidos pelas enchentes ocorridas em 2010. O encontro foi realizado na Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e teve a finalidade de avaliar o plano de trabalho do convênio de Cooperação com o Ministério da Cultura (MinC) para a construção, instalação e modernização das Bibliotecas Públicas.
Na oportunidade, foram discutidos pontos importantes sobre as exigências do convênio, determinadas pelo MinC. Entre estas exigências, estão a determinação da área a ser construída a Biblioteca e a documentação necessária.
A reunião contou com a presença dos representantes dos municípios de Branquinha, Capela, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Santana do Mundaú e Viçosa. Ao todo, serão beneficiados com o convênio 19 municípios alagoanos, sendo oito com construção e onze com modernização e pequenas reformas nas bibliotecas existentes.
“O Governo Federal, após 17 meses, cumpriu o compromisso do repasse dos recursos para a construção, instalação e modernização de Bibliotecas, junto aos municípios atingidos. Agora é fundamental a participação dos prefeitos e gestores culturais para a dinamização do processo”, afirmou o secretário.
A técnica responsável pelo acompanhamento, adaptação e execução do projeto arquitetônico e projetos complementares dos novos equipamentos nos municípios, Inês Amorim, juntamente com a superintendente da Secult, Amália Abreu, esclareceram dúvidas sobre o projeto.
“Os municípios contemplados receberão novas visitas para averiguações no que diz respeito à área a ser utilizada para a construção do equipamento e recolhimento de documentação pendente”, destacou Amália Abreu.
A prefeita de Branquinha, Ana Renata, afirmou que estará a disposição para ajudar na dinamização do processo para que o município possa receber o novo equipamento cultural. “O município de Branquinha foi bastante atingido e esperamos por mais este equipamento para o benefício da cidade”, afirmou.
