×

Cultura

Gestores culturais debatem sobre cultura alagoana

Secretário Osvaldo Viégas, apresentou os avanços da gestão e as ações programadas para este ano

Os diversos temas relacionados à cultura alagoana estiveram em pauta nesta terça-feira (30), durante reunião de gestores municipais do setor em Alagoas. Lei de incentivo, II Conferência Nacional de Cultura e criação de um fórum de gestores foram os temas mais debatidos. O encontro foi realizado no Memorial à República, em Jaraguá.

Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a reunião contou com secretários e coordenadores de cultura das diversas regiões de Alagoas. Na oportunidade, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, apresentou os avanços da gestão e as ações programadas para o ano de 2010.

“Convidamos os representantes culturais de todos os municípios alagoanos. É muito importante a presença de cada um deles. Precisamos da colaboração e do empenho de todos para o desenvolvimento das políticas culturais do Estado. No ano passado, elaboramos minuta para a Lei de Incentivo à Cultura. O documento está em apreciação na Secretaria de Estado da Fazenda”, disse Viégas.

Outro tema muito debatido durante a reunião foi a II Conferência Nacional de Cultura, realizada no mês de março, em Brasília. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados do encontro nacional. Voltamos com a certeza de que os nossos anseios foram contemplados. A conferência também serviu para mostrar que a nossa realidade não é diferente de vários outros Estados do país”, declarou o diretor de cultura do município de São Miguel dos Campos, André Vieira.

Os interessados em conhecer o projeto de lei podem acessar o www.cultura.al.gov.br.

Fórum — Os gestores culturais presentes na reunião desta terça aproveitaram a oportunidade para anunciar a ideia da criação de um fórum organizado de gestores municipais que atuam no setor cultural em Alagoas. “Queremos criar o fórum de secretários municipais. Esta ação visa dar apoio para o crescimento e desenvolvimento da cultura alagoana”, explicou Jacó Almeida, secretário de Cultura de Maragogi.

A criação do fórum foi recebida com entusiasmo pelo secretário estadual. “Caso o Fórum seja estabelecido, comprometo-me em levar para o governador, Teotonio Vilela Filho, a solicitação de um representante do Fórum no Conselho Estadual de Cultura”, afirmou o secretário.