A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realiza nesta quinta-feira a formatura da primeira turma de pós-graduação em Gestão Penitenciária. A cerimônia acontece a partir das 19h, no auditório da Faculdade Estácio Alagoas, unidade Jaraguá. A turma é um marco para área de formação e educação penitenciária em Alagoas, pois é a primeira vez no Brasil que uma especialização tem como foco qualificar agentes penitenciários efetivos.
O objetivo da pós-graduação foi capacitar os servidores da Secretaria visando ao aperfeiçoamento, fornecendo embasamentos teóricos e práticos, garantindo o aprimoramento dos trabalhos já desenvolvidos no sistema prisional. Participaram do curso 80 agentes penitenciários, que obtiveram conhecimentos sobre gerenciamento de crise, gestão de pessoas e assistência psicossocial entre outros, totalizando 368 horas de estudos.
A especialização foi realizada através de um convênio firmado governo do Estado de Alagoas, Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e Faculdade Estácio de Alagoas.