×

Maceió

Gestão do Iprev será destaque em congresso nacional

O trabalho de modernização e gestão digital do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Maceió (Iprev) vem ganhando destaque nacional e servindo de referência para outros estados do Brasil. Um exemplo disso foi a seleção do Instituto para participar do VIII Congresso Consad de Gestão Pública.

Dos 519 trabalhos inscritos, o projeto “Modernização e Gestão Digital do RPPS – Maceió” foi o único de Alagoas selecionado a participar do evento e o único do Nordeste a ser classificado para o painel Regimes de Aposentadoria e Gestão Previdenciária no Serviço Público. O congresso acontece de 26 a 28 de maio, em Brasília.

“Vejo que o Iprev começa a deixar uma marca a nível nacional, na forma de fazer gestão. Nosso modelo de gestão moderna e humanizada traz uma proposta de padronização de procedimentos e integração de sistemas já existentes, com pessoas e órgãos que sempre estiveram presentes no ‘sistema’, mas que não se integravam, conversavam ou interagiam”, destacou a diretora-presidente do Instituto, Fabiana Toledo.

A informatização dos processos e serviços do Instituto de Previdência do Município de Maceió, associada à integração dos sistemas atualmente existentes no Instituto e entre os órgãos parceiros, é o princípio das ações que norteiam o projeto. O trabalho desenvolvido pelo Iprev nasce de uma parceria com a área de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Maceió e já ganhou frutos, como o Sistema Integrado Modular (SIM-ARP) realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“O projeto que estamos realizando em conjunto com o TCE é o exemplo mais próximo da gestão que queremos realizar, mas ainda assim é parte de um todo. O grande destaque desse projeto é a efetividade na comunicação que é promovida entre diversos setores. Na proposta para o Consad vamos falar do projeto com o TCE, com a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, e com o Ministério de Previdência Social. Estes três serão os principais atores em 2015, porém não são os únicos”, explica Fabiana.

O projeto

O projeto “Modernização e Gestão Digital do RPPS – Maceió” trata da informatização dos processos e serviços do Instituto de Previdência do Município de Maceió, associada a integração com os sistemas dos órgãos parceiros. O projeto parte da gestão da informação dos segurados e beneficiários de forma centralizada, em uma base de dados complexa e integrada, onde os sistemas satélites que fazem parte do arcabouço tecnológico do município se comunicam de forma integrada e gerenciada.

“Seguindo as diretrizes traçadas pelo prefeito Rui Palmeira, o resultado desse trabalho é o aumento da transparência e da agilidade no processo de homologação das concessões de aposentadorias e pensões pelo Tribunal de Contas, melhor gestão dos benefícios previdenciários e cruzamento periódico dos dados dos beneficiários e segurados com bases de dados de outros entes”, ressaltou a diretora presidente do Instituto.